53 mil hectares arderam na região centro

53 mil hectares arderam na região centro
| País
Porto Canal com Lusa

Os cinco grandes incêndios que deflagraram no sábado na região centro do país consumiram quase 53 mil hectares, segundo dados provisórios divulgados hoje à agência Lusa pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Numa resposta enviada à Lusa, o ICNF refere que o incêndio de Pedrógão Grande que deflagrou no sábado "uniu-se aos de Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere, Penela e Góis formando um único incêndio", estando até agora contabilizada provisoriamente uma área ardida provocada por estes "cinco grandes fogos" em 52.992 hectares.

No entanto, o ICNF ressalva que o apuramento final da extensão da área ardida só poderá ser efetuado após a extinção do incêndio, tendo em conta que alguns deles ainda estão na fase de dominado.

Os dados do ICNF não incluem a área ardida de Castanheira de Pera e de Pampilhosa da Serra, outros concelhos fustigados pelos incêndios dos últimos dias.

Os incêndios florestais provocaram este ano uma área ardida em Portugal a rondar os cerca de 70 mil hectares, contabilização feita com estes dados do ICNF e os 17.100 hectares que arderam até sábado registados pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).

Os grandes incêndios que deflagraram no sábado na região centro provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais e à evacuação de dezenas de aldeias

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.