Proteção civil alerta para risco muito elevado no fim de semana

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 jun (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para o risco muito elevado de incêndio nas regiões do interior norte e centro e na região Sul, em particular no Algarve, devido ao calor previsto para o fim de semana.

Num aviso à população, a ANPC indica que se prevê uma ligeira subida da temperatura máxima na região sul (que deverá variar entre os 30 e os 35 graus centígrados) no sábado, havendo perigo de incêndios.

Deverá registar-se no fim de semana "tempo quente e vento moderado a forte com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais", indica o comunicado da proteção civil.

Hoje e no sábado, segundo o Instituto Nacional Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a humidade relativa do ar apresenta valores inferiores a 30% nas regiões do interior do continente, 20% no interior do Alentejo e no Algarve, com recuperação para valores mais elevados durante a noite, exceto no sotavento algarvio.

O vento deverá soprar moderado (até 30 km/h) de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

No domingo prevê-se vento moderado (até 35 km/h) de quadrante norte, em especial no litoral a sul do cabo Mondego até ao início da manhã e durante a tarde.

Já a partir de sábado prevê-se alguma instabilidade com probabilidade muito baixa de aguaceiros fracos e dispersos, trovoadas e rajadas convectivas.

Desde quinta-feira é proibida a realização de queimadas, de fogueiras, utilização de equipamentos de queima e de combustão, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração e o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.

Está igualmente proibido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem, a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

CC // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.