Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos critica pensões de alimentos tributadas

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 jun (Lusa) -- A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos (APIPDF) criticou hoje a tributação de 20% nas pensões de alimento, numa audiência na Assembleia da República, em Lisboa.

No grupo parlamentar de trabalho sobre "Declaração conjunta das despesas com dependentes em sede de IRS", o presidente da APIPDF, Ricardo Simões, criticou a tributação da pensão de alimentos, que "tem a ver com o mínimo de sobrevivência da criança".

"É imoral que o Estado venha retirar uma percentagem, porque tem que haver um equilíbrio porque o outro está a deduzir, mas isso não faz sentido a nível dos direitos da criança", argumentou o responsável, referindo que a pensão se deve à "preocupação em dar condições dignas de vida às crianças".

Aos deputados, o dirigente da associação defendeu ainda que a proporção de 50/50 na apresentação das despesas dos dependentes de pais separados pode "beneficiar quem não paga" e "prejudicar quem tem menos rendimentos".

Para a APIPDF, pode haver diferenciação dos progenitores com base na sua condição civil, uma vez que quem está "separado, divorciado e muitas vezes em conflito empobrece em relação a quem está casado".

A associação solicitou ainda que um novo quadro jurídico se concentre na divisão das despesas da criança e possa, por exemplo, prever uma sub-senha de acesso à área fiscal dos dependentes.

É que, lembrou a APIPDF, o progenitor que não reside com o dependente não tem, por defeito, acesso a essa senha, o que "gera muitos conflitos".

Ricardo Simões notou ainda a "grande confusão de conceitos" que existe na área fiscal, pelo que deve haver clarificação com base no código civil, nomeadamente nos tipos de residência para os filhos de pais que não estão juntos.

"Não vamos tornar a parte dos impostos como mais um elemento para o conflito parental", argumentou.

A diferença de tratamento fiscal dos dependentes foi já objeto de projetos-lei do PCP, BE e PAN, que já deram origem a um texto de substituição, para assegurar o direito de declaração de guarda conjunta das despesas com os filhos para efeitos do IRS.

O PS apresentou um projeto de resolução sobre o assunto.

PL// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".