Ministro alemão admite reagir caso impostos baixem nos EUA e Reino Unido

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 23 jun (Lusa) - O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, mostrou-se hoje cético em relação às promessas de redução de impostos sobre as empresas feitas por Londres e Washington para atrair investimentos, mas não excluiu uma reação de Berlim.

"Sou sempre cético quando se anuncia a grande reforma fiscal do século", disse o ministro, no congresso da Associação de Empresas Familiares alemãs.

"Todavia, é possível que tenhamos que reagir. Vamos ter em conta as nossas particularidades estruturais e pensar que para algumas empresas familiares muitas vezes o imposto sobre o rendimento é mais determinante do que o imposto sobre empresas", acrescentou.

Schäuble reiterou que na próxima legislatura há margem para um alívio fiscal de cerca de 15.000 milhões de euros anuais.

Na próxima semana, o conselho de ministros alemão deve aprovar as linhas gerais do orçamento para 2018, antes das eleições de setembro.

Uma das medidas defendidas tanto pelos conservadores da CDU como pelo Partido Social Democrata (SPD) para baixar os impostos é o desmantelamento gradual do complemento de solidariedade, criado para financiar os gastos que resultaram da reunificação da Alemanha em 1990.

"Os nossos estimados parceiros de coligação querem começar por abolir o complemento de solidariedade para os rendimentos mais baixos. Nós (CDU) acreditamos que há que começar a baixar esse imposto em todos os rendimentos", indicou.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial