Madeira sob aviso laranja devido à previsão de vento forte - IPMA

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) -- O arquipélago da Madeira vai estar terça e quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 120 quilómetros/hora, informou hoje o Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 12:00 de terça-feira e as 05:59 de quarta-feira devido à previsão de vento forte do quadrante sul com rajadas da ordem dos 120 km/hora.

O IPMA já tinha colocado o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo por causa do vento e da chuva forte para hoje e terça-feira.

Também sob aviso amarelo até às 17:59 de hoje está o arquipélago dos Açores devido à chuva forte.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Vila Real, Aveiro, Leiria, Lisboa, Santarém, Évora e Setúbal até às 08:59 de terça-feira devido à persistência dos valores baixos das temperaturas mínimas.

Ainda sob aviso amarelo está o distrito de Faro por causa da agitação marítima, prevendo-se entre as 06:00 de terça-feira e as 11:59 de quarta-feira ondas de sueste com 2 a 2,5 metros, em especial no barlavento.

O aviso laranja do IPMA é o segundo mais grave - na qual o vermelho é o mais grave e o verde o menos grave - e refere-se a uma situação meteorológica com risco moderado a elevado.

No caso do amarelo, o aviso é ativado quando existem riscos para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se moderado no Algarve a partir do meio da manhã, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro, podendo persistir ao longo do dia no nordeste transmontano e na beira alta e acentuado arrefecimento noturno com formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 3 e os 13 graus Celsius, no Porto entre 3 e 15, em Faro entre os 8 e os 17, em Bragança entre os -4 e os 8, na Guarda entre 0 e 7, Vila Real entre os -2 e os 8 e em Leiria entre o -1 e os 14.

DD // JCS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".