PSP de Braga alerta para o valor das coimas aplicáveis aos balões de S. João

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 22 jun (Lusa) - A PSP de Braga alertou hoje para o valor das coimas aplicáveis ao lançamento de balões de ar quente, que podem ascender a 5000 ou 60.000 euros, consoante seja efetuado por pessoas singulares ou coletivas.

O alerta surge depois de, também hoje, a PSP de Braga ter informado, em comunicado, que é proibido o lançamento de balões de ar quente durante as Festas do S. João, face à antecipação do início do período crítico de incêndios.

"O valor das coimas está estipulado no decreto-lei 124/2006, de 28 de junho, referente ao Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios", disse à Lusa fonte oficial do Comando de Braga da PSP.

O decreto-lei diz, designadamente, que o lançamento de balões de mecha acesa constitui uma contraordenação punível com coimas entre os 140 e os 5000 euros, no caso de pessoa singular, e entre 800 e 60.000 mil euros, no caso de pessoas coletivas.

Uma portaria antecipou para hoje o início do período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, por causa das condições meteorológicas adversas de temperatura que determinaram o aumento do nível de perigosidade para alerta vermelho e laranja no território continental.

Neste período, que vigora até 30 de setembro, devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.

Deste modo, e de acordo com a portaria, durante o período crítico não é permitido o lançamento de balões com mecha acesa.

"Face ao mencionado, o Comando Distrital da PSP de Braga informa que se enquadra nesta proibição o lançamento de balões de ar quente, que frequentemente ocorre durante as Festas do São João", refere o comunicado daquela polícia.

O lançamento de balões de ar quente é prática frequente na chamada "noite de S. João", que ocorre de 23 para 24 de junho.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.