Moscovici propõe que um comissário seja presidente do Eurogrupo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Madrid, 22 jun (Lusa) - O comissário europeu Pierre Moscovici propôs hoje em Madrid que o comissário com o pelouro da Economia fique com as funções de presidente do Eurogrupo, sendo ministro das Finanças da zona euro.

Moscovici, atual comissário dos Assuntos Económicos, evitou no entanto propor-se para o cargo, apesar de considerar que teria competência para o ocupar.

"Sou favorável a um ministro das Finanças da zona euro, não um ministro que seja superior ao ministro nacional, mas alguém que possa controlar de forma mais eficaz a zona euro, que tenha ao mesmo tempo a função de presidente do Eurogrupo e de comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros", declarou, num almoço com empresários em Madrid.

A presidência do Eurogrupo tem sido até agora exercida por um ministro das Finanças de um dos 19 países da zona euro, num total de 28 da União Europeia.

"Gostava que o meu sucessor fosse o primeiro ministro das Finanças da zona euro", afirmou.

"Não sou candidato a nada", assegurou. "A minha proposta não é uma proposta pessoal, é uma proposta estrutural", acrescentou, explicando que não é por "não estar preparado" para o cargo.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.