JD.com investe 356 ME na Farfetch e fecha parceria para marcas de luxo na China

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 jun (Lusa) -- A JD.com, a principal empresa de comércio eletrónico da China, investiu 397 milhões de dólares (356 milhões de euros) na Farfetch, tendo também estabelecido uma parceria para criar a maior plataforma para marcas de moda de luxo no país.

O fundador e presidente executivo da JD.com, Richard Liu, vai integrar a administração da Farfetch, plataforma de comércio eletrónico de marcas de moda de luxo, segundo um comunicado hoje divulgado pela tecnológica luso-britânica.

A JD.com e a Farfetch querem ainda desenvolver a parceria estratégica ao nível do 'marketing', logística e das soluções tecnológicas para crescerem ao nível do negócio num mercado, a China, avaliado em 80 mil milhões de dólares (72 mil milhões de euros).

A entrada da JD no capital da Farfetch permitirá à tecnológica luso-britânica reforçar a sua presença no mercado chinês, uma das suas apostas estratégicas.

"A China é o segundo maior mercado de luxo e estamos encantados em ter connosco um parceiro tão respeitado", afirmou José Neves, líder da Farfetch, no comunicado, lembrando ainda que a empresa "conta já com a confiança e parceria de 200 marcas de luxo e mais de 500 retalhistas multimarca".

Além disso, as duas empresas vão procurar alavancar a BlackDragon, uma plataforma tecnológica de 'marketing' digital para diferentes áreas de retalho, comércio eletrónico, tecnologia, finanças, viagens, educação e automóvel.

Nesse sentido, a BlackDragon vai também permitir à Farfetch "ativar os vastos recursos" da JD.com no que diz respeito ao 'big data' [dados], além de ajudar a criar "mecanismos automáticos" que possibilitem ampliar "o reconhecimento e o posicionamento" da marca Farfetch na China, refere-se no comunicado.

Falando sobre a aproximação à Farfetch, Richard Liu, afirmou que a JD.com "não poderia ter encontrado um parceiro na Internet mais forte", adiantando que se enquadra no objetivo da empresa por si liderada de impulsionar o negócio na área do luxo.

"Queremos aprofundar as relações com a Farfetch e com marcas de luxo nos próximos meses e anos", salientou o gestor.

Fundada em 2008, a Farfetch, plataforma 'online' de compras de produtos de luxo, está traduzida para nove idiomas e tem parcerias com as melhores boutiques e marcas do mundo, de Tóquio a Toronto, Milão a Miami, oferecendo serviços em mais de 190 países e é uma das poucas 'startups' do mundo a serem consideradas unicórnio, ou seja, empresas que estão avaliadas em mais de mil milhões de dólares (cerca de 902 milhões de euros).

JS // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.