OCDE volta a perspetivar recuperação económica para Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) - A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou hoje a perspetivar uma melhoria da atividade económica em Portugal e para o conjunto da zona euro, assim como para os principais países que integram a organização.

De acordo com os indicadores compósitos avançados de outubro hoje divulgados pela OCDE - que identificam tendências de melhoria ou abrandamento da atividade económica num período futuro entre seis a nove meses -- para Portugal, mantém-se a subida das expectativas de recuperação da economia registadas há mais de um ano, estando os indicadores nos 101.52, acima da média de longo prazo de 100 pontos.

A tendência verifica-se também na zona euro, cujos indicadores compósitos ficaram nos 100.92 pontos em outubro, nomeadamente Espanha (102.36) e a Grécia (101.77).

A OCDE refere que os indicadores compósitos avançados demonstram que as 17 economias da zona euro "continuam a indicar uma mudança positiva", destacando os casos de França (100.20) e de Itália (101.14).

Quanto às maiores economias mundiais, a Organização indica que há "sinais de melhores perspetivas económicas", estando o Japão acima da média de crescimento e o Reino Unido a consolidar o seu crescimento.

Nas economias emergentes, os indicadores compósitos avançados indicam que o Brasil está dentro da média, ao passo que a China, a Rússia e a Índia apresentam uma "tentativa de mudança positiva".

ND // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.