Financiamento das administrações públicas sobe 60% até abril

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 jun (Lusa) - O financiamento das administrações públicas foi de quase 2,1 mil milhões de euros entre janeiro e abril, um aumento de mais de 60% face aos 1,3 mil milhões do período homólogo de 2016, segundo o Banco de Portugal.

Quanto ao financiamento obtido, 400 milhões foi conseguido junto de bancos e 2,9 mil milhões junto de outros financiadores residentes (em que se incluem os particulares).

Já o financiamento obtido no exterior foi negativo em 1,2 mil milhões de euros, refletindo "essencialmente o reembolso antecipado de empréstimos ao Fundo Monetário Internacional [FMI]", que aconteceu em fevereiro no valor de 1,7 mil milhões de euros.

Quanto ao financiamento através de títulos, este foi de 5,6 mil milhões de euros, o que diz o Banco de Portugal "mais do que compensou" a queda de 3,5 mil milhões de euros nos empréstimos líquidos.

IM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.