Pires de Lima inicia 'roadshow' para captação de investimento aos EUA na 2.ª feira

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 dez (Lusa) - O ministro da Economia, António Pires de Lima, inicia, na segunda-feira, uma nova missão de captação de investimento aos Estados Unidos, o quarto 'roadshow' depois do Reino Unido, Alemanha e Moscovo.

"É a quarta etapa de uma ação focada na promoção das potencialidades da economia portuguesa que o ministério da Economia está a efetuar, em colaboração com a rede externa nacional, isto é, com o envolvimento e participação da rede diplomática, consular, comercial e turística de Portugal", disse hoje à Lusa Pires de Lima.

O secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e o presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis, integram a comitiva liderada pelo ministro da Economia.

Durante esta missão de cinco dias, que termina na sexta-feira, Pires de Lima terá reuniões em Nova Iorque, São Francisco e Washington.

"A minha expectativa para as reuniões que teremos nos EUA são muito positivas porque vamos ter uma agenda muito intensa de contactos com 'private equities', consultoras multinacionais e fundos de investimento de dimensão global, apresentando as vantagens competitivas e comparativas de Portugal para acolher investimento norte-americano, ao mesmo tempo em que iremos dar a conhecer com maior detalhe alguns setores da nossa economia e as oportunidades concretas de investimento associadas", adiantou o governante.

Pires de Lima sublinhou que Portugal tem "uma posição geoestratégica privilegiada, infraestruturas de comunicações e logísticas de excelência e recursos humanos altamente competentes e flexíveis".

Por isso, Portugal "é hoje um país mais competitivo à escala global, com um clima de negócios favorável ao investimento e que está a implementar reformas importantes para quem toma decisões de investimento", acrescentou.

"Entendo que é fundamental darmos a conhecer à generalidade dos investidores este Portugal moderno e sofisticado, que tem uma base económica de grande vitalidade e que possui empresas e empresários resilientes que têm partido à conquista dos mercados externos com resultados muito positivos. Neste sentido, os Estados Unidos da América não são exceção", salientou.

Os Estados Unidos é atualmente o sexto cliente de Portugal e as exportações portuguesas para este mercado, até final de setembro, representaram, 2,3 mil milhões de euros, sendo, a seguir a Angola, o segundo país extracomunitário para onde Lisboa mais vende.

"Importa neste momento positivo do comércio bilateral incrementar as nossas relações económicas com a maior economia do mundo e reforçar a nossa proposta de valor perante o vasto mercado dos Estados Unidos da América", realçou o ministro.

"Portugal possui indústrias tradicionais que se estão a reinventar e a conquistar quota de mercado em países exigentes, mas também tem indústrias de ponta, como a farmacêutica, a aeronáutica ou as nanotecnologias, e tem vindo nos últimos anos a afirmar-se como um destino privilegiado para a instalação de centros de serviços partilhados", sublinhou Pires de Lima.

Por isso, "há que trabalhar na divulgação do caso Portugal, no caminho de recuperação exigente que temos vindo a fazer, e aproveitar os sinais positivos da nossa economia para puxar por uma agenda externa focada na captação de investimento", concluiu.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.