Pizarro reeleito para a concelhia diz que federação do PS/Porto foi a derrotada

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 07 dez (Lusa) - O vereador da Câmara do Porto Manuel Pizarro foi hoje reeleito líder da concelhia socialista local, denunciando "truques de baixa política" contra a sua candidatura e considerando que a derrotada foi a federação do PS/Porto.

Manuel Pizarro reconquistou a liderança da comissão política concelhia do PS/Porto com 859 votos (60%), derrotando José Luís Catarino, que obteve 575 votos dos militantes socialistas.

No discurso da vitória - onde começou por dizer que "como é costume, no Porto mandam os do Porto" - o presidente reeleito foi muito crítico em relação à federação do PS/Porto e aos seus dirigentes, denunciando que se passaram "coisas nas eleições que são inaceitáveis e que ofendem os princípios de funcionamento de um grande partido democrático como é o PS".

"Eu compreendo que a federação não esteja satisfeita com a condução política do PS na cidade do Porto mas não posso aceitar os truques de baixa política com que nos quiseram derrotar", criticou.

Pizarro afirmou que "talvez seja caso para dizer que quem hoje foi derrotada foi a federação do PS/Porto", recordando que a lista que perdeu tinha seis membros do secretariado da federação e dois da comissão federativa de jurisdição.

"Cumprimento o meu adversário nestas eleições, José Luís Catarino, sem deixar de lamentar que ele tenha aceitado servir de drone da federação contra a concelhia do Porto", referiu.

Na opinião do ex-secretário de Estado do Governo de José Sócrates, "esta vitória, com uma margem clara, permite clarificar que a esmagadora maioria dos militantes socialistas do Porto apoiam a condução política da concelhia e apoiam o acordo que foi feito de governação para a cidade do Porto".

"Vamos esperar que, desta vez, a federação e os seus dirigentes tenham compreendido, definitivamente, que no Porto mandam os do Porto. Se for necessário vamos demonstrá-lo outras vezes, sempre que nos desafiarem para isso", avisou.

Nas eleições para a Câmara do Porto, a 29 de setembro, o PS ficou em segundo lugar, tendo vencido o independente Rui Moreira.

Pizarro e Moreira chegaram a um acordo, com duração de quatro anos, "para o governo da Cidade do Porto", atribuindo "pelouros a vereadores eleitos pelo Partido Socialista".

A distrital do PS/Porto, liderada por José Luís Carneiro, discordou com a aceitação de pelouros por parte dos vereadores socialistas da Câmara do Porto, concordando, no entanto, com o acordo "programático" estabelecido com o presidente eleito da autarquia.

JF // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.