Número de desempregados registados nos centros de emprego recua 19,2% em maio

| Economia
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 jun (Lusa) -- O número de desempregados inscritos nos centros de emprego voltou a baixar em maio, 19,2%, face a igual mês de 2016, totalizando 432.274 pessoas, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

De acordo com o IEFP, em relação ao mês anterior, o número de desempregados registados diminuiu 4,1%, o que representa menos 18.687 pessoas.

A redução homóloga de 19,2% em maio (correspondente a 102.684 pessoas), segue-se à descida homóloga de 19,9% registada em abril, que tinha sido a maior quebra homóloga desde que há registo (1989) e colocou o desemprego registado ao nível de janeiro de 2009.

Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2016, contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para as reduções observadas nos homens (21,3%), os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos (18,3%), os inscritos há menos de um ano (22,8%), os que procuravam novo emprego (19,0%) e os que possuem como habilitação escolar o secundário (22,1%).

Segundo o IEFP, o desemprego afetava em maio 47,3 mil jovens, o que representa uma redução homóloga de 26% (menos 16,6 mil jovens) e uma redução mensal de 6,6% (menos 3,3 mil jovens).

Já o número de desempregados de longa duração foi de 218,8 mil no mês de maio, diminuindo 15,4% em relação ao mês homólogo (menos 39,7 mil pessoas) e 2,2% em termos mensais (menos 4,8 mil pessoas).

A nível regional, comparando com o mês de maio de 2016, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, destacando-se o Algarve e o Alentejo com as descidas percentuais mais acentuadas, respetivamente 30,8% e 23,2%.

Em relação ao mês anterior, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, destacando-se o Algarve com a descida percentual mais elevada, 21,3%.

PD// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.