Chefe do Estado-Maior da Força Aérea alerta para riscos da saída de pilotos

Chefe do Estado-Maior da Força Aérea alerta para riscos da saída de pilotos
| País
Porto Canal

A capacidade operacional da Força Aérea está próxima do limite com a saída de pilotos para a aviação comercial, onde os salários são mais atrativos, alertou o chefe do Estado-Maior do ramo, José Pinheiro.

Em declarações à Agência Lusa, o general José Pinheiro manifestou "grande, grande preocupação" com a saída de pilotos para o setor privado, sobretudo para a aviação comercial portuguesa e recentemente para mercados internacionais.

"Há um limite a partir do qual a nossa capacidade operacional está em causa", frisou.

Questionado sobre se esse limite está a ser atingido, José Pinheiro afirmou: "estamos em risco de atingir esse limite".

Sem avançar números totais, José Pinheiro adiantou que nos "últimos meses" saíram sete pilotos e confirmou que a esquadra mais afetada é a dos helicópteros.

Abrangida pelas restrições orçamentais que afetam as Forças Armadas, a Força Aérea dispõe atualmente de pouca margem de manobra para investir na formação de mais pilotos, admitiu.

"A TAP é a grande sugadora de pilotos, mas não é a única. Periodicamente abre-se um concurso e nós não podemos prender as pessoas", que podem sair com um aviso de poucos dias após doze anos nos quadro, disse.

Questionado sobre que medidas estão a ser tomadas para prevenir uma eventual rotura da capacidade operacional, José Pinheiro disse apenas que tem estado "em contacto com a tutela política para ver medidas possíveis".

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".