Governador do Banco de Inglaterra defende manutenção das taxas de juro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 20 jun (Lusa) - O governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, disse hoje que "ainda não é o momento" de subir as taxas de juro no Reino Unido, atualmente em mínimos desde agosto de 2016, apesar do aumento da inflação.

Devido a esta afirmação do governador do banco central britânico, a libra esterlina caiu 0,30% face ao dólar, para 1,27 dólares, e 0,38% face ao euro, para 1,138 euros.

Num discurso perante empresários na City de Londres, Carney defendeu a manutenção das taxas de juros até que se comprove a evolução dos indicadores económicos à medida que avançam as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Três de oito membros da comissão de política monetária do Banco de Inglaterra (BoE, siglas em inglês) votaram na semana passada a favor de uma subida das taxas de juros, depois da taxa de inflação ter subido inesperadamente em maio para 2,9%, o nível mais elevado dos últimos quatro anos.

"Compreensivelmente, os diferentes membros da comissão terão opiniões diferentes sobre a perspetiva económica e o calendário potencial para uma subida das taxas de juros", afirmou Carney.

"Na minha opinião, dados os sinais contraditórios em relação aos gastos de consumo e aos investimentos das empresas, e visto que continuam ténues as pressões inflacionistas internas, em particular o anémico crescimento dos salários, agora ainda não é o momento para aplicar um ajustamento", explicou.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.