STAL mantém "luta pelas 35 horas" de trabalho

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 07 dez (Lusa) -- A direção regional do Porto do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) garantiu hoje que irá manter a "luta pelas 35 horas" de trabalho, tendo entregado às câmaras do distrito uma proposta de acordo coletivo de trabalho.

O STAL anunciou ainda ter "já agendadas reuniões em cinco câmaras (Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Matosinhos e Valongo) para o início da semana".

Em comunicado, o sindicato refere que a proposta de Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP) para consolidar o regime de 35 horas semanais foi entregue em todas as câmaras do distrito do Porto e recorda que as 14 providências cautelares apresentadas contra o regime de 40 horas semanais foram aceites "quer pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, quer pelo de Penafiel, bem como pelo de Braga".

"Fruto dessas providências cautelares, do STAL, as câmaras de Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Matosinhos, Penafiel, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia estão a praticar o horário de 35 horas", indica o documento.

O sindicado destaca também que "as câmaras de Gondomar, Maia, Paços de Ferreira, Porto, Trofa e Vila do Conde, apesar de notificadas pelos tribunais para que suspendam de imediato os horários das 40 horas semanais, não o fizeram".

O sindicato garante que irá "manter as providências cautelares contra as 40 horas e recorrerá de eventuais indeferimentos nos casos em que os municípios apliquem esse horário sem consultarem previamente as estruturas representativas dos trabalhadores sobre a nova organização do tempo de trabalho".

"Certo de que a maioria das autarquias demonstrará a abertura necessária para negociar Acordos de Trabalho de Entidades Empregadoras Públicas, o STAL continuará a bater-se e tudo fará para as 35 horas semanais e sete horas diárias como a regra universal para os trabalhadores em funções públicas", sustenta.

LIL // CC

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.