Excedente da conta corrente da zona euro recuou 38,7% em abril

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, Alemanha, 20 jun (Lusa) - A balança corrente da zona euro registou em abril um excedente de 22.200 milhões de euros, menos 38,7% do que no mesmo mês de 2016, informou hoje o Banco Central Europeu (BCE).

Segundo o BCE, estes dados refletem excedentes de bens no valor de 25.100 milhões de euros (contra 31.000 milhões de euros um ano antes), de serviços de 7.400 milhões de euros (contra 5.600 milhões de euros um ano antes) e de rendimentos primários de 8.200 milhões de euros (8.300 milhões de euros um ano antes).

A zona euro registou um défice de rendimentos secundários de 18.500 milhões de euros (contra 8.800 milhões de euros em abril de 2016).

A balança corrente mede as receitas e pagamentos ao exterior pela troca de mercadorias, serviços, rendimentos e transferências.

O saldo acumulado anual da balança corrente nos últimos 12 meses até abril registou um excedente de 349.900 milhões de euros, equivalente a 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB), contra um excedente de 358.600 milhões de euros em abril de 2016 (3,4% do PIB).

Em abril, na conta financeira dos países que partilham o euro, os investimentos diretos e de carteira registaram uma aquisição líquida de ativos de 71.000 milhões de euros e um decréscimo líquido de obrigações no valor de 1.000 milhões de euros.

No balanço acumulado dos últimos 12 meses até abril, os investimentos diretos e de carteira registaram aumentos de 855.000 milhões de euros em ativos e de 275.000 milhões em obrigações, contra aumentos de 1,058 biliões e de 466.000 milhões de euros respetivamente um ano antes.

Estes números refletem principalmente uma queda da atividade de investimentos diretos dos residentes da zona euro no estrangeiro e dos não residentes na zona euro.

A balança de pagamentos inclui as transações comerciais e financeiras de um país ou um grupo de países em relação a outros e é composta pela conta corrente e a conta de capitais.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.