FC Porto Fidelidade venceu o Riba D´Ave e é o novo campeão nacional de hóquei

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto Fidelidade conquistou na tarde deste domingo o 22.º título de campeão nacional de hóquei em patins.

Na derradeira jornada do campeonato, os Dragões ultrapassaram o Benfica na classificação após ambas as formações terem partido com 65 pontos para os jogos de todas as decisões. Com desvantagem no confronto direto (primeiro critério de desempate), os azuis e brancos eram obrigados a fazer melhor do que os encarnados no pavilhão do Sporting e conseguiram-no: na 26.ª jornada venceram o Riba D´Ave por 11-4 e beneficiaram do empate no dérbi lisboeta (5-5).

O jogo decidia um dos campeonatos mais nivelados dos últimos anos e talvez por isso o FC Porto, tido como claramente favorito frente ao Riba D´Ave, tenha acusado alguma ansiedade nos momentos iniciais da partida. Na procura por chegar rápido ao golo (tantas vezes fatal) os Dragões iam acumulando alguns erros de finalização pouco habituais, o que permitiu à equipa forasteira permanecer viva no jogo. E a verdade é que aproveitou da melhor forma essa fase inicial da partida, materializando praticamente a primeira oportunidade de golo. O jogador/treinador Hugo Azevedo inaugurou o marcador do Dragão Caixa.

Curiosamente o golo pareceu ter feito bem ao FC Porto. A equipa reorganizou-se e a partir de então começou um novo jogo. Com os nervos de lado, manteve-se o domínio, mas apareceram os golos que teimavam em não aparecer. Segundos depois de desperdiçar um livre direto, Hélder Nunes, deixou de lado o jeito e usou a força para mostrar o caminho para o título, que Rafa voltou a descobrir dois minutos depois. O intervalo chegou com uma vantagem de 3-1.

Dez minutos do segundo tempo foi o que os Dragões precisaram para resolver praticamente a partida: Hélder Nunes e Gonçalo Alves, por duas vezes, alargaram a vantagem, primeiro para quatro golos (6-2), que depois aumentou para para seis (8-2), numa altura em que a cabeça ia já pensando no que se poderia passar no pavilhão dos rivais.

A ténue reação do Riba D´Ave (8-4) não assustou os portistas, que num último folego conseguiram mais três golos, para fixarem o resultado final em 11-4. O FC Porto tinha cumprida a sua missão, mas havia ainda um minuto para se jogar em Alverca.

Um minuto de sofrimento e tensão máxima, numa comunhão entre adeptos, jogadores e equipa técnica, que terminou com uma explosão de alegria. Foi a alegria dos festejos do 22.º título da I Divisão para o FC Porto, que esta época ainda pode voltar a festejar: segue-se a final-four da Taça de Portugal, no dia 24 de junho, com uma meia-final que reserva o Benfica como adversário.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.