Mais de 10% da dívida pública é detida pelo setor não financeiro da UE

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 20 jun (Lusa) -- Portugal é um dos países da União Europeia (UE) em que mais de 10% da dívida pública são detidos pelo setor não financeiro residente na UE, estando 58,2% nas mãos de não residentes, segundo o Eurostat.

Segundo os dados de 2016 do gabinete de estatística da UE, Portugal é um dos quatro Estados-membros em que mais de 10% da dívida pública está nas mãos do setor não financeiro residente no bloco europeu, a par de Malta (27,7%), Hungria (18,1%) e Irlanda (10,8%).

Por outro lado, mais de metade (58,2%) da dívida portuguesa -- a terceira maior da UE, representando 130,4% do produto interno bruto (PIB) -- está nas mãos de não residentes, sendo Chipre o país com maior percentagem de dívida detida por estrangeiros (79%), seguindo-se a Letónia (72%), a Áustria (71%), a Finlândia (70%) e a Lituânia (69%).

Na situação oposta, com a maior parte da dívida nas mãos de sociedades financeiras residentes na UE, estão a Dinamarca (67%), Suécia (64%), Luxemburgo (63%), Croácia, Itália e Malta (62% cada).

Em Portugal, 16,7% da dívida pública está a curto prazo (menos de um ano) e mais de metade (55,1%) são instrumentos de títulos de dívida, seguindo-se os empréstimos (35,5%) e numerário e depósitos (9,3%).

Na zona euro (com uma dívida pública de 83,5% do PIB), 80,9% são títulos de dívida, 15,0% empréstimos e 4,1% numerário e depósitos.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.