Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Seleção inicia 'caminhada' com grupo alargado a 25 jogadoras no Euro feminino

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 19 Jun (Lusa) -- O selecionador português de futebol feminino, Francisco Neto, divulgou hoje uma lista de 25 jogadoras para o Euro2017, na qual incluiu Raquel Infante, Amanda da Costa e Suzane Pires.

É uma lista ainda provisória para o Europeu, competição que Portugal vai disputar pela primeira vez, de 16 de julho a 06 de agosto, mas da qual vão sair as 23 jogadoras definitivas que estarão na Holanda.

Em relação à última convocatória, para os jogos particulares a 08 e 11 de junho com o País de Gales, o selecionador português abdicou da defesa Joana Marchão, do Sporting, que teve a sua primeira internacionalização com o País de Gales.

O técnico fez regressar à convocatória a defesa Raquel Infante, do Levante, que esteve em dois jogos no apuramento, com Montenegro e Finlândia, bem como a médio Amanda da Costa e a avançada Suzane Pires.

Das escolhas fazem também parte Patrícia Morais, Ana Borges e Laura Luís, jogadoras que foram chamadas para os particulares com o País de Gales, mas acabaram, em fases diferentes, dispensadas, devido a lesões.

"A informação que temos é que a partir de dia 26 poderão integrar a equipa. O processo de recuperação de algumas lesões poderá ter alguns percalços, mas em virtude das lesões estarão totalmente recuperadas", esclareceu o técnico.

No Europeu, o técnico português defende que Portugal quer dar continuidade ao trabalho, num espírito igual àquele que levou a equipa a um histórico apuramento.

"É a primeira vez que estamos presentes, reconhecemos valor adversários, das 16 Portugal é a equipa com menor 'ranking', mas não isso não nos tira ambição. Foi a união, forma e coletivo que nos levou a este europeu, foi assim que encurtámos distâncias para as grandes equipas a Europa", disse.

Francisco Neto reconheceu que a "responsabilidade é grande", mas disse entender que, antes de tudo, "é uma honra imensa" para todos, num Europeu em que a meta é saber que se deu tudo no final de cada jogo.

"É um grupo de grande exigência, com um grau de dificuldade enorme, a Inglaterra foi terceira no Mundial, a Espanha a que se apurou com melhor 'score', a Escócia tem jogadoras provenientes do campeonato inglês", analisou o selecionador.

Um desafio que vai obrigar a que a equipa das 'quinas' se apresente na sua capacidade máxima: "só um Portugal ao mais alto nível pode dar resposta às exigências do jogo".

Portugal, integrado no Grupo D do Europeu feminino, começa por defrontar a Espanha, a 19 de julho, em Doetinchem, seguindo-se, a 23 de julho, a Escócia, em Roterdão, e a 27 a Inglaterra, em Tilburgo.

Na próxima semana, a 26 de junho, a seleção concentra-se em estágio para o Europeu, iniciando um período de trabalho de 11 dias até que Francisco Neto divulgue a 07 de julho as 23 'eleitas' para o campeonato.

Lista de 25 convocadas:

- Guarda-redes: Rute Costa (Sporting de Braga), Patrícia Morais (Sporting), Jamila Martins (Futebol Benfica).

- Defesas: Carole (BV Cloppenburg/Ale), Matilde Fidalgo (Futebol Benfica), Mónica Mendes (FC Neunkirch/Sui), Sílvia Rebelo (Sporting de Braga), Raquel Infante (Levante/Esp).

- Médios: Amanda da Costa (Boston Breakers/EUA), Andreia Norton (Sporting de Braga), Cláudia Lima (Boavista), Cláudia Neto (Linköpings FC/Sue), Dolores Silva (Sporting de Braga), Diana Gomes (Valadares Gaia), Tatiana Pinto (Sporting), Fátima Pinto (Sporting), Melissa Antunes (Sporting de Braga), Vanessa Marques (Sporting de Braga).

- Avançadas: Ana Leite (Bayer Leverkusen/Ale), Ana Borges (Sporting), Carolina Mendes (Grindavik FC/Isl), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Sporting de Braga), Laura Luís (Sporting de Braga), Suzane Pires (Santos/Bra).

RPM // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Valongo não esquece César Fidalgo

Valongo recebe mais uma edição do Torneio César Fidalgo de Hóquei em Patins. Um torneio de Verão que tem por objetivo homenagear César Fidalgo, um jovem que faleceu em 2009 na sequência de um acidente de viação. César Fidalgo foi formado no FC Porto e os amigos aproveitam o verão para o homenagear.

Kenneth Hansen esteve de visita a Lousada

Kenneth Hansen um dos mais emblemáticos pilotos de rallycross está em Portugal e passou em Lousada. O piloto já conquistou mais de uma dezena de campeonatos da europa da competição.

Filipe Lima assume liderança do nacional de golfe, após segunda volta

Filipe Lima assumiu hoje a liderança do campeonato nacional de golfe (Solverde Campeonato Nacional PGA), ao completar o segundo dia no Oporto Golf Club, em Espinho, com 136 pancadas, seis abaixo do par.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS