Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Isidro Figueiredo e Hermínio Loureiro entre os sete detidos da operação 'Ajuste Secreto'

Isidro Figueiredo e Hermínio Loureiro entre os sete detidos da operação 'Ajuste Secreto'
| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, e o ex-presidente Hermínio Loureiro, foram detidos por suspeitas de crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência, disse esta segunda-feira à Lusa fonte da PJ.

A Polícia Judiciária do Norte anunciou esta segunda-feira, em comunicado, que deteve sete pessoas, entre elas um presidente de câmara e um ex-autarca, por suspeitas de crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência, numa investigação que dura há um ano e que envolveu 31 buscas, designadamente a cinco câmaras municipais e cinco clubes locais de futebol.

Fonte da Polícia Judiciária ligada à investigação avançou à Lusa que o autarca detido é o atual presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, e que o ex-autarca detido é Hermínio Loureiro.

Cerca de 90 elementos da Polícia Judiciária e vários magistrados do Ministério Público participaram na operação 'Ajuste Secreto' que envolveu 31 buscas domiciliárias, designadamente a cinco câmaras municipais e cinco clubes locais de futebol.

Fonte da Judiciária adiantou à Lusa que os cinco clubes de futebol que foram alvo de buscas são "todos do concelho de Oliveira de Azeméis".

"A investigação permitiu até ao momento a obtenção de fortes indícios da existência de relações privilegiadas entre os suspeitos que, ao longo do último ano, têm visado a realização de diversas obras em diferentes localidades, manipulando as regras de contratação pública", lê-se no comunicado enviado hoje às redações.

Os detidos têm idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, sendo um autarca, um ex-autarca, um funcionário camarário e os restantes empresários de profissão e serão presentes a primeiro interrogatório judicial à competente autoridade judiciária para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

+ notícias: Política

Rui Moreira vai reunir-se com presidentes das juntas do Porto para aperfeiçoar descentralização

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, avançou na segunda-feira à noite que vai reunir "prontamente" com os sete presidentes das juntas de freguesias para "aperfeiçoar o modelo de descentralização".

Governo avança com obras de requalificação no IP3 entre Viseu e Coimbra

O Governo vai avançar com as obras no IP3, ficando a ligação Viseu-Coimbra com quatro vias e sem portagens. Apesar do anúncio já ter sido feito, os autarcas da região querem saber quando terão início as obras.

Autarca de Oliveira de Azeméis quer "concelho atrativo para viver, investir e trabalhar"

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis disse que o investimento por parte do Estado em Oliveira de Azeméis "é residual" e quer que o Governo assuma o papel que lhe compete, no esforço por transformar o concelho num dos melhores do país "para viver, investir e trabalhar".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.