Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Isidro Figueiredo e Hermínio Loureiro entre os sete detidos da operação 'Ajuste Secreto'

Isidro Figueiredo e Hermínio Loureiro entre os sete detidos da operação 'Ajuste Secreto'
| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, e o ex-presidente Hermínio Loureiro, foram detidos por suspeitas de crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência, disse esta segunda-feira à Lusa fonte da PJ.

A Polícia Judiciária do Norte anunciou esta segunda-feira, em comunicado, que deteve sete pessoas, entre elas um presidente de câmara e um ex-autarca, por suspeitas de crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência, numa investigação que dura há um ano e que envolveu 31 buscas, designadamente a cinco câmaras municipais e cinco clubes locais de futebol.

Fonte da Polícia Judiciária ligada à investigação avançou à Lusa que o autarca detido é o atual presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, e que o ex-autarca detido é Hermínio Loureiro.

Cerca de 90 elementos da Polícia Judiciária e vários magistrados do Ministério Público participaram na operação 'Ajuste Secreto' que envolveu 31 buscas domiciliárias, designadamente a cinco câmaras municipais e cinco clubes locais de futebol.

Fonte da Judiciária adiantou à Lusa que os cinco clubes de futebol que foram alvo de buscas são "todos do concelho de Oliveira de Azeméis".

"A investigação permitiu até ao momento a obtenção de fortes indícios da existência de relações privilegiadas entre os suspeitos que, ao longo do último ano, têm visado a realização de diversas obras em diferentes localidades, manipulando as regras de contratação pública", lê-se no comunicado enviado hoje às redações.

Os detidos têm idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, sendo um autarca, um ex-autarca, um funcionário camarário e os restantes empresários de profissão e serão presentes a primeiro interrogatório judicial à competente autoridade judiciária para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

+ notícias: Política

Marcelo e Costa na missa de homenagem às vítimas dos atentados em Barcelona

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, estão a participar na missa pela paz e concórdia que presta homenagem às vítimas dos atentados terroristas de Espanha.

Negociações decorrem "normalmente" e sem "pedras no sapato" do PCP

Elvas, Portalegre, 22 ago (Lusa) -- O secretário-geral do PCP disse hoje que as negociações com o Governo sobre o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) estão "a decorrer normalmente" e que o seu partido não leva "pedras no sapato" para as reuniões.

Espanha: Presidente da República e primeiro-ministro no funeral das duas vítimas portuguesas

Lisboa, 22 ago (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, estarão presentes nas cerimónias fúnebres das duas vítimas portuguesas do ataque terrorista em Barcelona, que se realiza na quarta-feira, em Cascais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...