Viana lança "grito nacional" em defesa dos estaleiros este sábado

Viana lança "grito nacional" em defesa dos estaleiros este sábado
| Norte
Porto Canal

Políticos, músicos, desportistas e antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) são esperados este sábado, naquela cidade, para um "grito nacional" em defesa da empresa, ação organizada pela autarquia.

A iniciativa, denominada "A construção naval não pode morrer" está agendada para as 16:00 de sábado, prolongando-se durante a tarde e envolvendo a atuação de mais de trinta associações locais de índole social, cultural e desportivo.

Além disso, de acordo com fonte da Câmara de Viana do Castelo, estão previstas intervenções de "individualidades de vários quadrantes", nomeadamente do ex-presidente da República, Mário Soares, das eurodeputadas Marisa Matias e Ana Gomes, dos atletas e campeões Manuela Machado e Rui Sousa ou ainda do músico Pedro Abrunhosa.

"Vamos fazer de Viana do Castelo o centro do país na defesa de uma empresa que representa a nossa identidade. Vamos lançar um grito nacional, a partir da Praça da República, para que o processo de subconcessão dos estaleiros navais seja suspenso e não se perca o conhecimento que existe", explicou esta semana o autarca local, José Maria Costa.

A iniciativa envolverá manifestações culturais, intervenções "políticas e sentimentais", além de poesia e música, servindo para demonstrar a "relação histórica, cultural e económica" que o país e a região sempre mantiveram com o mar.

Em causa está o anunciado encerramento dos ENVC e o despedimento dos atuais 609 trabalhadores, decidido pelo ministério da Defesa Nacional, que lançou em paralelo um concurso para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas da empresa, entretanto entregue ao grupo Martifer.

"Montar um estaleiro é uma coisa que demora muitos anos. Este centro de competências [ENVC] não se pode perder", sublinhou o autarca socialista, aquando da apresentação desta ação, que antecede a manifestação dos trabalhadores, agendada para 13 de dezembro, às 16:00.

A Câmara de Viana do Castelo aprovou na quinta-feira - com os votos favoráveis do PS, PSD e CDU - uma moção de "repúdio" ao encerramento dos estaleiros, solicitando ainda uma reunião urgente com o primeiro-ministro e a suspensão deste processo.

"Estamos todos unidos nesta causa nacional. O país não pode permitir que esta empresa sucumba e esperamos em Viana do Castelo por todos os que acreditam que vale a pena lutar por uma empresa estratégica e por este setor", afirma José Maria Costa.

No âmbito da subconcessão, a nova empresa West Sea deverá recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores, que estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis que vai custar 30,1 milhões de euros, suportado com recursos públicos.

Esta foi a solução definida pelo Governo português para evitar a devolução de 181 milhões de euros de ajudas públicas não declaradas à Comissão Europeia, atribuídas desde 2006, no âmbito de uma investigação lançada por Bruxelas.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Condutor despista-se durante fuga policial e tenta fugir a pé em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. Ao perceber a presença dos agentes da polícia, o jovem fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.