Merkel felicita Macron pela sua "clara maioria parlamentar"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 18 jun (Lusa) - A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou o Presidente francês, Emmanuel Macron, pela sua "clara maioria parlamentar", na segunda volta das legislativas de hoje, disse o seu porta-voz na plataforma de mensagens Twitter.

Angela Merkel disse também desejar que "prossiga a boa cooperação (entre Paris e Berlim) para a Alemanha, a França, a Europa", acrescentou o porta-voz, Steffen Seibert.

"Felicitações a Macron pela sua clara maioria parlamentar", disse Seibert na sua mensagem.

Também no Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, disse que o triunfo do movimento A República em Marcha, de Macron, "deixa o caminho livre para as reformas em França e na Europa".

Já na primeira volta das eleições legislativas, no último domingo, o Governo alemão havia expressado a sua satisfação com a vitória de Macron, assim como fez em maio, quando o Presidente francês venceu a candidata de extrema direita, Marine Le Pen, na segunda volta das Presidenciais.

O partido do Presidente francês, Emmanuel Macron, terá obtido hoje a maioria absoluta, entre 355 e 425 assentos, num total de 577, segundo as sondagens à boca da urna.

A abstenção atinge mais de 56%, um recorde para uma segunda volta das legislativas.

O partido de direita Os Republicanos terá obtido 97 a 130 lugares e o Partido Socialista entre 27 e 49, enquanto a extrema direita garantiu a eleição de quatro a oito deputados e a esquerda radical (França Insubmissa e Partido Comunista) um total de 10 a 30 assentos.

FPA // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.