Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Pedrógão Grande: Ministro sublinha generosidade dos profissionais de saúde e setor social

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jun (Lusa) -- O ministro da Saúde destacou hoje a "capacidade e generosidade notáveis" dos profissionais de saúde e da sociedade civil, no apoio às vítimas dos incêndios da zona de Pedrógão Grande.

Adalberto Campos Fernandes visitou hoje vários hospitais do país que estão a dar apoio a feridos e vítimas dos incêndios, considerando que a prestação de cuidados "está a funcionar bem".

"Tudo aquilo que é da responsabilidade da prestação de cuidados do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a funcionar e está a funcionar bem e vamos aguardar que estas vítimas, algumas em situação mais difícil, possam estabilizar e vir a recuperar", declarou à agência Lusa.

O ministro da Saúde diz que tem recebido contactos de várias ordens profissionais ligadas à saúde, a disponibilizarem ajuda de profissionais, como a Ordem dos Enfermeiros e dos Médicos Dentistas, psicólogos ou assistentes sociais.

"Tem sido notável, ao longo do dia, a capacidade e generosidade da sociedade civil, das ordens profissionais, da União das Misericórdias Portuguesas. Queria sublinhar aquilo que é a riqueza maior deste país. Além da resposta pública, aquilo que tem sido a cooperação com o setor social, com as associações profissionais", afirmou.

Para Campos Fernandes, "é um privilégio trabalhar num país que gera respostas" deste tipo, "uma corrente de solidariedade que está a surtir bons resultados" para tentar minorar o "imenso sofrimento a que foi exposto um conjunto muito grande de portugueses".

O ministro elogia a atitude dos profissionais de saúde e do setor social, mas não se mostra surpreendido: "Só que não conhece o setor pode ficar surpreendido. Temos de sublinhar esta generosidade, de profissionais de saúde, de psicólogos, de assistentes sociais, do setor social, como a União das Misericórdias, que tem tido um papel importantíssimo".

ARP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Salvador Malheiro não está preocupado com a polémica da 'carrinha' no dia das eleições do PSD

Salvador Malheiro diz que não está preocupado com o facto de alguns militantes social-democratas terem sido transportados para as urnas por uma carrinha de uma associação local. O caso foi denunciado pelo jornal online Observador, após as eleições diretas do partido. O diretor nacional de campanha de Rui Rio desvaloriza a acusação de caciquismo em Ovar.

Governo e sindicatos da Função Pública discutem esta terça-feira acordo negocial para 2018

Governo e sindicatos da Administração Pública têm esta terça-feira a primeira reunião do ano e vão discutir um acordo para a negociação coletiva, um diploma sobre segurança no trabalho e o processo de descongelamento de carreiras.

Segurança Social prestou 7.400 atendimentos e atribuiu 4ME em apoios às vítimas dos incêndios

A Segurança Social prestou, entre 15 de outubro e 31 de dezembro, quase 7.400 atendimentos às vítimas dos incêndios da região Centro e atribuiu 63 mil euros em apoios imediatos e 3,9 milhões de euros a seis mil agricultores.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.