Autarca confia no regresso do "Vilar de Mouros" apesar do chumbo ao registo da marca

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 06 dez (Lusa) - O autarca de Caminha mostrou-se hoje convicto de que o festival de Vilar de Mouros regressará em 2014, apesar de o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ter recusado, esta semana, registar a marca a favor do município.

Este processo de registo, recordou à Lusa o socialista Miguel Alves, foi desenvolvido ainda pelo executivo camarário social-democrata anterior e deu entrada a 31 de agosto, depois de assinado, antes das eleições autárquicas, um protocolo para o novo figurino do festival de música.

"Acho que o festival esteve ameaçado, mas estou convencido que vai realizar-se [em 2014]. A marca, porque já tivemos uma reunião esta semana com o detentor, estará nas mãos da Câmara de Caminha muito em breve", apontou Miguel Alves.

Eleito a 29 de setembro presidente da Câmara de Caminha, o autarca refere que o INPI recusou esta semana, provisoriamente, o registo da marca do evento a favor do município, pelo que se manterá desta forma na posse dos anteriores promotores do festival, cuja última edição aconteceu em 2006.

"Encontramos muita abertura e disponibilidade [da parte dos detentores da marca], por isso é um assunto que tenho a certeza que será ultrapassado na próxima semana. Encontraremos uma boa solução para o município de Caminha e tenho esperança que isso não obrigue a qualquer tipo de contrapartida", afirmou ainda.

O regresso do festival de Vilar de Mouros em 2014 foi um dos principais temas da última campanha em Caminha, perante as críticas dos socialistas ao protocolo para a sua organização, celebrado a poucas semanas das eleições pelo executivo social-democrata anterior, que viria a perder aquela autarquia.

Entretanto, a 18 de novembro, o novo presidente da Câmara anunciou um novo protocolo para a sua organização, assumindo ter sido "crítico", durante a campanha eleitoral, da forma como o processo foi conduzido.

"Com esta decisão do INPI constatamos que não podia existir o primeiro protocolo, porque a Câmara de Caminha, afinal, não era detentora da marca 'Festival Vilar de Mouros'. Mas temos o objetivo de avançar com este novo protocolo, que na prática será o primeiro", sublinhou Miguel Alves.

Por decisão do executivo social-democrata que liderava a autarquia, a organização do festival foi entregue a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), através de um protocolo celebrado em agosto e entretanto já revisto por todas as partes.

A organização manter-se-á, segundo protocolo estabelecido anteriormente, a cargo da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), uma IPSS que, em conjunto com a Câmara de Caminha e com a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros - proprietária dos terrenos -, assumirá essa função até 2017.

O novo protocolo conhecido em novembro, ainda a ratificar nos órgãos locais, prevê agora, entre outros aspetos, a garantia da entrega, pela Câmara, de 10.000 euros à Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, para a criação de infraestruturas de apoio ao evento.

Por outro lado, a AMA vai "duplicar" a compensação financeira a pagar à Junta, que passa para 20.000 euros e que poderá "crescer" em função das receitas de bilheteira.

O maestro Rui Massena manter-se-á responsável pela organização da sessão de abertura do festival, que terá lugar entre 30 julho e 02 agosto de 2014, após oito anos de interregno.

A primeira edição do festival de Vilar de Mouros aconteceu em 1971.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.