Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Primeiro-ministro expressa pesar pelas vítimas de Pedrógão Grande e diz que será decretado luto nacional

Primeiro-ministro expressa pesar pelas vítimas de Pedrógão Grande e diz que será decretado luto nacional
| Política
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro manifestou este domingo o seu pesar pelas vítimas do incêndio registado no distrito de Leiria, que matou pelo menos 24 pessoas, e afirmou que no momento próprio será decretado o luto nacional.

"Queria, naturalmente, manifestar pesar por estes falecimentos, em particular às famílias que estejam enlutadas nesta tragédia, que nos comove, naturalmente, e que nos choca a todos pela sua dimensão", declarou António Costa, na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Oeiras, distrito de Lisboa.

Em resposta aos jornalistas, o primeiro-ministro adiantou que "com certeza que o luto nacional será decretado, no momento próprio", mas considerou que "não será seguramente o momento próprio enquanto não estiverem apuradas totalmente as circunstâncias e as consequências".

Questionado se irá ao local deste incêndio no distrito de Leiria, que começou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, respondeu: "Se for necessário, irei".

O primeiro-ministro referiu que se encontra no local o secretário de Estado da Administração Interna, que a ministra da Administração Interna também se mantém na região e que o Presidente da República já visitou o local.

António Costa tem estado em contacto com os autarcas dos concelhos afetados.

"Tenho-me mantido em contacto e, se for necessário, irei", acrescentou.

+ notícias: Política

"Objetivamente é melhor que seja o Porto do que seja Lisboa" a candidata a receber a sede da Agência do Medicamento

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que do ponto de vista interno seria obviamente melhor que fosse o Porto a cidade candidata a acolher a sede da Agência do Medicamento, por uma questão de "redistribuição das oportunidades".

SNS + Proximidade já está a funcionar

Os Centros de Saúde vão passar a fazer análises, exames e tratamentos menos urgentes. Algumas valências do projeto piloto SNS + Proximidade já estão a funcionar. O objetivo é dar uma resposta mais rápida aos utentes e libertar as urgências hospitalares.

António Costa diz que Governo está com "total abertura" para comissão independente pedida por PSD

O primeiro-ministro, António Costa, assegurou hoje haver do Governo "total abertura" para colaborar em "qualquer proposta de comissão técnica independente" criada pelo parlamento sobre a tragédia recente em Pedrógão Grande.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS