Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Viana do Castelo quer ser capital europeia da cultura 2027

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 18 jun (Lusa) - O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou à Lusa que o município vai candidatar-se a capital europeia da cultura 2027.

Para o autarca socialista, José Maria Costa, "o município enquadra-se nos objetivos europeus de cooperação cultural, tendo um valioso património cultural na sua identidade".

Segundo o presidente da Câmara da capital do Alto Minho, o concelho "teve sempre o reconhecimento nacional na afirmação do traje a vianesa que representou inúmeras vezes Portugal em diversas manifestações e eventos internacionais".

Viana do Castelo junta-se assim a Faro, que também já anunciou a apresnetação da sua candidatura.

O Parlamento Europeu aprovou a 13 de junho a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura entre 2020 e 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.

Lançada em 1985, a Capital Europeia da Cultura já esteve "sedeada" por três vezes em Portugal, designadamente em Lisboa (1994), no Porto (2001) e em Guimarães (2012).

Os concursos para a atribuição do título de Capital Europeia da Cultura começam seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, tal só acontecerá dentro de quatro anos, em 2021.

Depois de Aarhus (Dinamarca) e Pafos (Chipre), no ano em curso, as próximas capitais europeias da cultura serão Valeta (Malta) e Leeuwarden (Holanda), em 2018, Plovdiv (Bulgária) e Matera (Itália), em 2019, e Rijeka (Croácia) e Galway (Irlanda) em 2020.

ABYC// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Buscas por pescador desaparecido no rio Minho retomadas às 07h30

As operações de busca pelo pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, foram retomadas às 07h30 desta segunda-feira, disse à Lusa uma fonte da Polícia Marítima de Caminha.

Já circulam nas ruas da cidade do Porto dois autocarros elétricos

Já circulam pela cidade do Porto os primeiros dois autocarros elétricos, e até ao fim do ano vão ser 15 viaturas elétricas ao serviço da STCP.

Buscas por pescador desaparecido no rio Minho reforçadas a partir das 14h00

A operação de busca e resgate de um pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai ser reforçada este domingo à tarde com um grupo de mergulho forense, disse fonte da Polícia Marítima (PM).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.