Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Viana do Castelo quer ser capital europeia da cultura 2027

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 18 jun (Lusa) - O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou à Lusa que o município vai candidatar-se a capital europeia da cultura 2027.

Para o autarca socialista, José Maria Costa, "o município enquadra-se nos objetivos europeus de cooperação cultural, tendo um valioso património cultural na sua identidade".

Segundo o presidente da Câmara da capital do Alto Minho, o concelho "teve sempre o reconhecimento nacional na afirmação do traje a vianesa que representou inúmeras vezes Portugal em diversas manifestações e eventos internacionais".

Viana do Castelo junta-se assim a Faro, que também já anunciou a apresnetação da sua candidatura.

O Parlamento Europeu aprovou a 13 de junho a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura entre 2020 e 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.

Lançada em 1985, a Capital Europeia da Cultura já esteve "sedeada" por três vezes em Portugal, designadamente em Lisboa (1994), no Porto (2001) e em Guimarães (2012).

Os concursos para a atribuição do título de Capital Europeia da Cultura começam seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, tal só acontecerá dentro de quatro anos, em 2021.

Depois de Aarhus (Dinamarca) e Pafos (Chipre), no ano em curso, as próximas capitais europeias da cultura serão Valeta (Malta) e Leeuwarden (Holanda), em 2018, Plovdiv (Bulgária) e Matera (Itália), em 2019, e Rijeka (Croácia) e Galway (Irlanda) em 2020.

ABYC// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Receio de atentado terrorista leva ao reforço de segurança durante Red Bull Air Race

O Red Bull Air Race vai exigir mediadas extraordinárias de segurança durante a prova devido ao terrorismo. O plano de seguranca para o evento está fechado e a Câmara de Vila Nova de Gaia assume que o reforço de segurança não se deve apenas à dimensão do evento mas sim ao receio de um atentado.

Dois homens armados assaltam banco na Póvoa de Varzim

Dois homens encapuzados assaltaram esta terça-feira à mão armada, uma sucursal do banco Santander Totta, nas Fontainhas, em Póvoa de Varzim, apurou o Porto Canal com o Comando Territorial do Porto.

Atualizado 22-08-2017 18:52

Emigrante francês dispara sobre clientes de café e provoca dois feridos em Cabeceiras de Basto

Um homem, emigrante francês, entrou esta terça-feira de manhã no café Central, em Gondiães, Cabeceiras de Basto, e disparou sobre duas pessoas deixando-as com ferimentos ligeiros, apurou o Porto Canal com fonte dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e com a imprensa local.

Atualizado 22-08-2017 17:43

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...