Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

José Gonçalves vence quarta etapa do Ster ZLM e veste camisola amarela

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Jalhay, Bélgica, 17 jun (Lusa) -- O ciclista português José Gonçalves (Katusha Alpecin) venceu hoje a quarta etapa do Ster ZLM, assumindo a liderança na penúltima tirada, depois de ter atacado a 45 quilómetros da meta.

O português cortou a meta em primeiro lugar, ao fim de 187 quilómetros, cumpridos em 4:39.47 horas, seis segundos a menos que o belga Laurens de Plus (Quick-Step Floors) e 22 em relação ao anterior líder da geral, o eslovaco Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo), terceiro classificado.

Numa etapa com várias contagens de montanha e perfil acidentado 'típico' das Ardenas, os ataques sucederam-se desde o início, mas o pelotão começou a partir-se a 45 quilómetros da meta, quando Roglic atacou em busca de aumentar a liderança e José Gonçalves, entre outros, o perseguiram.

Embora o pelotão da prova holandesa, que hoje teve uma chegada na Bélgica, tenha 'condenado' esse ataque, o português voltou a tentar 20 quilómetros depois, já com a companhia de de Plus, com o duo a segurar a vantagem até final.

Gonçalves foi mais forte no 'sprint', tendo arrancado primeiro sem que o belga tenha conseguido responder, e arrebatou a 'amarela' a Roglic, aproveitando as bonificações de tempo da vitória para saltar da 17.ª posição para a liderança.

"Sinto-me muito bem. Trouxe a boa forma do 'Giro'. Acho que a nossa equipa é muito boa e forte. Hoje, foi a todo o gás. Tentei ir sozinho perto do fim e consegui ganhar. Estou muito feliz por vestir esta camisola e vamos fazer tudo o que pudermos para a defender no último dia", disse o ciclista, de 28 anos, no final da 'etapa rainha' do Ster ZLM.

O ciclista natural de Barcelos, que este ano terminou a Volta a Itália na 60.ª posição, assegurou uma das mais importantes vitórias da carreira e a primeira do ano, depois de em 2016 ter vencido a Volta à Turquia e uma etapa da Volta a Portugal.

Roglic está agora a oito segundos do português, na segunda posição, e Plus a 10, mas a última etapa, com um traçado plano de 181 quilómetros, terminando em Oss, não deve promover alterações na geral, uma vez que a chegada deverá acontecer em pelotão compacto, ideal para os 'sprinters'.

SIYF // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Titulares em recuperação, Raphaël Guerreiro prossegue exames

Os titulares da seleção portuguesa de futebol na vitória frente à Rússia (1-0), na quarta-feira, estiveram hoje ausentes do último treino em Moscovo, incluindo Raphaël Guerreiro, que prossegue os exames para avaliar a gravidade da lesão.

Francisco J Marques afirma que o SL Benfica monitoriza as sms de Fernando Gomes

O Diretor de Comunicação e Informacao do Futebol Clube do Porto revelou uma alegada troca de emails entre Nuno Cabral, antigo árbitro e delegado da Liga de Clubes, e Pedro Guerra, revelando aspetos sobre a vida privada de alguns árbitros. Francisco J Marques revelou ainda alegados novos emails entre Carlos Deus Pereira e Pedro Guerra, onde o antigo Presidente da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol anexou mensagens de telemóvel de Fernando Gomes, que era então Presidente da liga clubes

Sertã recebe apresentação do Rali Dakar 2018

A maior prova de todo-o-terreno do mundo vai já para a edição número 40. A apresentação em Portugal foi feita na Sertã aproveitando mais uma jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS