Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

José Gonçalves vence quarta etapa do Ster ZLM e veste camisola amarela

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Jalhay, Bélgica, 17 jun (Lusa) -- O ciclista português José Gonçalves (Katusha Alpecin) venceu hoje a quarta etapa do Ster ZLM, assumindo a liderança na penúltima tirada, depois de ter atacado a 45 quilómetros da meta.

O português cortou a meta em primeiro lugar, ao fim de 187 quilómetros, cumpridos em 4:39.47 horas, seis segundos a menos que o belga Laurens de Plus (Quick-Step Floors) e 22 em relação ao anterior líder da geral, o eslovaco Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo), terceiro classificado.

Numa etapa com várias contagens de montanha e perfil acidentado 'típico' das Ardenas, os ataques sucederam-se desde o início, mas o pelotão começou a partir-se a 45 quilómetros da meta, quando Roglic atacou em busca de aumentar a liderança e José Gonçalves, entre outros, o perseguiram.

Embora o pelotão da prova holandesa, que hoje teve uma chegada na Bélgica, tenha 'condenado' esse ataque, o português voltou a tentar 20 quilómetros depois, já com a companhia de de Plus, com o duo a segurar a vantagem até final.

Gonçalves foi mais forte no 'sprint', tendo arrancado primeiro sem que o belga tenha conseguido responder, e arrebatou a 'amarela' a Roglic, aproveitando as bonificações de tempo da vitória para saltar da 17.ª posição para a liderança.

"Sinto-me muito bem. Trouxe a boa forma do 'Giro'. Acho que a nossa equipa é muito boa e forte. Hoje, foi a todo o gás. Tentei ir sozinho perto do fim e consegui ganhar. Estou muito feliz por vestir esta camisola e vamos fazer tudo o que pudermos para a defender no último dia", disse o ciclista, de 28 anos, no final da 'etapa rainha' do Ster ZLM.

O ciclista natural de Barcelos, que este ano terminou a Volta a Itália na 60.ª posição, assegurou uma das mais importantes vitórias da carreira e a primeira do ano, depois de em 2016 ter vencido a Volta à Turquia e uma etapa da Volta a Portugal.

Roglic está agora a oito segundos do português, na segunda posição, e Plus a 10, mas a última etapa, com um traçado plano de 181 quilómetros, terminando em Oss, não deve promover alterações na geral, uma vez que a chegada deverá acontecer em pelotão compacto, ideal para os 'sprinters'.

SIYF // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Decretada prisão preventiva para todos os arguidos no ataque à Academia do Sporting

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou esta segunda-feira a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões de terça-feira na Academia do Sporting, em Alcochete.

Câmara Municipal de Santo Tirso homenagea Desportivo das Aves por conquista da Taça de Portugal

A festa do Desportivo das Aves passou pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Jogadores, equipa técnica e direção foram recebidos e homenageados num clima de grande euforia.

Adeptos do Desportivo das Aves acreditam que a equipa vai estar presente na Liga Europa

Os adeptos do Desportivo das Aves ainda acreditam que a equipa vai estar presente na Liga Europa. Quanto aos adeptos do Rio Ave, estes estão contentes com a possibilidade de o Clube ocupar o lugar do Desportivo das Aves.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.