Câmara do Porto quer isentar pagamento de estacionamento em parques municipais

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 06 dez (Lusa) -- A Câmara do Porto quer isentar o pagamento de "30 minutos, por cada período de estacionamento", nos parques municipais da Trindade e da Alfândega até à véspera do Natal, escreve-se numa proposta a que a Lusa teve acesso.

A medida, que vai ser votado na reunião camarária de terça-feira e é para aplicar a partir desse dia, foi justificada com o objetivo promover o comércio tradicional e evitar o caos no estacionamento no período natalício, diz o documento.

"A iniciativa revela-se de manifesto interesse municipal, pois visa não só a dinamização do comércio na cidade como também a utilização dos parques de estacionamento municipais como alternativa ao estacionamento desordenado e condicionador da mobilidade", justifica, na proposta, a vereadora da Mobilidade da Câmara do Porto, Cristina Pimentel.

O documento pretende "estabelecer uma isenção da taxa de estacionamento nos parques municipais da Trindade e da Alfandega, de 30 minutos, por cada período de estacionamento e por utente".

Tal isenção será concedida "nesses parques mediante a apresentação do 'ticket' de estacionamento, no período que medeia entre 10 e 24 de dezembro, inclusive", acrescenta o documento.

Na base da decisão está a "crise económica que o país atravessa" e no facto de o comércio estar "na sua generalidade", a ser afetado "de forma particularmente negativa, conduzindo ao encerramento de diversos estabelecimentos e empresas".

A vereadora refere ainda que "na época natalícia há tradicionalmente um aumento do consumo que permite aos comerciantes e empresários da Baixa assegurar uma maior margem de venda dos seus produtos/bens durante este período".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.