Padre acusado de abusar escuteira é suspenso pela Diocese de Santarém

| País
Porto Canal

Iniciou-se na Diocese de Santarém um novo processo canónico de averiguações a propósito de "suspeitas” de abuso sexual de menores, sobre o sacerdote das paroquias de Golegã, Azinhaga e Pombalinho, a uma escuteira.

Apesar de não existirem queixas formais na diocese, o vigário geral antecipou à Lusa que o todo o processo de acusação ao padre de Santarém “faz parte dos procedimentos normais quando há rumores”.

Segundo o Jornal de Notícias, o padre é suspeito de actos menos correctos, que envolvem jovens escuteiros quando estes se encontravam num acampamento, e alegadamente é vítima de doença do “foro psíquico”.

A diocese afirma que embora o sacerdote se encontre dispensado de todos os seus encargos, “tal não implica um juízo sobre a sua pessoa, ou sobre os factos, mas favorece a averiguação da verdade.”

A Diocese de Santarém encontra-se disponível para colaborar em todas as instâncias civis e diz estar próxima dos jovens , das famílias e de toda a comunidade mantendo contacto para lhes dar todo o apoio necessário.

+ notícias: País

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.