Novo crédito ao consumo baixa em abril para 455 ME- Banco de Portugal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 jun (Lusa) -- O novo crédito ao consumo diminuiu 3,9% em abril em termos homólogos e 23,4% face a março para 455 milhões de euros, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados relativos à evolução dos novos créditos aos consumidores, o número de novos créditos acordados entre os bancos e os consumidores também diminuiu 13,4% em abril em termos homólogos e 22% face ao mês anterior, totalizando os 104.736 novos contratos.

A componente que mais caiu foi o crédito pessoal, sobretudo a rubrica 'Outros Créditos Pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades)', que baixou em termos homólogos 11,6% e 3,7% face a março para 180,448 milhões de euros .

Ainda no crédito pessoal, a 'finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos' baixou 3,7% na variação homóloga e caiu 24,6% na variação mensal, para 3,354 milhões de euros.

No crédito concedido em 'Cartões de Crédito, Linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto' o montante atingiu os 69,947 milhões de euros em maio, menos 22,2% face ao mesmo mês de 2016 e menos 26,1% em relação a março.

Os empréstimos para a compra de automóvel alcançaram os 201,301 milhões de euros em abril, mais 14,4% do que um ano antes, com o crédito automóvel a aumentar em todas as componentes se comparado com 2016, com uma subida de 7,6% no número de contratos assinados para 14.495.

Estes valores, segundo o BdP, são ainda provisórios e sujeitos a revisões.

ICO // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.