ANAC quer prologar operação para voos afetados com fecho da operação no Aeroporto do Porto

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 jun (Lusa) - A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) explicou o encerramento do Aeroporto do Porto durante mais de três horas na noite de S. João por "segurança operacional", adiantando que solicitou prolongamento noturno dos voos afetados pela decisão.

A operação no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai estar encerrada entre as 21:45 do dia 23 e a 01:00 do dia 24 de junho de 2017, tendo como objetivo "a salvaguarda da segurança operacional da navegação aérea", explica em comunicado o regulador da aviação civil.

A ANAC diz que o encerramento da operação, que irá afetar seis partidas e 18 chegadas, coincide com "o período de maior intensidade de largada dos balões de ar quente com mecha acesa", que é tradicional no S. João.

Na mesma nota, a ANAC adianta que diligenciou "junto da Agência Portuguesa do Ambiente, a possibilidade de o aeroporto Francisco Sá Carneiro ser operado durante o período noturno pelas aeronaves impossibilitadas de operar no período de encerramento do espaço aéreo, a fim de mitigar o impacto nos operadores aéreos desta medida, permitindo a sua operação para além número máximo de movimentos autorizados no período noturno".

Depois da RENA - Associação das Companhias Aéreas em Portugal ter criticado a "falta de planeamento da ANAC", que acusa de ter tomado a decisão numa reunião que teve lugar no dia 12 de junho, "a meros 12 dias do evento, quando é referido na própria ata da reunião que os factos que levaram a esta decisão são conhecidos desde 2015 e 2016", a ANAC explica que "foi tomada em concertação com os municípios envolventes à respetiva infraestrutura aeroportuária, designadamente, municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar, Matosinhos e Vila do Conde, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a ANA - Aeroportos de Portugal e a NAV Portugal".

"Como resultado destas ações foi identificado que não é possível, por parte dos municípios, controlar e/ou impedir este tipo de atividade durante as festas de S. João, e que as referidas largadas de balões são efetuadas de forma não organizada pela população em geral, atingindo milhares de unidades, e constituem um perigo para a navegação aérea que importa acautelar", acrescentou.

JNM // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.