Acordo sobre a Grécia é "avanço muito importante" para zona euro - Centeno

| Economia
Porto Canal com Lusa

Luxemburgo, 15 jun (Lusa) -- O acordo hoje alcançado na reunião do Eurogrupo no Luxemburgo sobre a Grécia é um "avanço muito importante" e uma "boa notícia para a construção da área do euro", considerou o ministro das Finanças, Mário Centeno.

Em declarações aos jornalistas após a reunião de ministros das Finanças da zona euro, que deram finalmente "luz verde" ao desembolso de uma nova tranche da assistência financeira à Grécia, de 8,5 mil milhões de euros, Centeno comentou que "correu bem para todos na área do euro, porque houve um avanço muito construtivo no processo grego".

O ministro português saudou o "avanço muito claro nas autorizações que vão ser dadas nas próximas semanas para também o programa grego evoluir, com mais um pagamento à Grécia e, posteriormente, evolução também na análise da sustentabilidade da dívida grega, para que o acordo que foi alcançado em maio de 2016 possa ser cumprido na sua integralidade".

Centeno considerou que o acordo de hoje é o corolário da "evolução muito positiva dos compromissos que o governo grego tem assumido e tem concretizado em termos de alterações estruturais, de reformas, de reafirmação de reformas que têm sido feitas".

"São boas notícias para a construção da área do euro. É muito importante este avanço que hoje se deu. Vamos continuar obviamente a trabalhar todos para esse sucesso", reforçou.

ACC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.