"Namoradas e facebooks" motivam ataque de x-acto em escola de S. João da Madeira

"Namoradas e facebooks" motivam ataque de x-acto em escola de S. João da Madeira
| Norte
Porto Canal

Um estudante de 16 anos da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, em S. João da Madeira, agrediu com um x-ato dois colegas, o que o diretor daquele estabelecimento de ensino atribuiu hoje a "coisas de namoradas e 'facebooks'".

Segundo Mário Coelho, a situação deu-se na quinta-feira, pelas 15:30, quando o aluno de 16 anos do curso profissional de Fotografia atacou os colegas de 16 e 17 anos, ambos do curso de Multimédia, ferindo um numa perna e outro numa nádega.

Os dois feridos receberam tratamento hospitalar, tiveram alta pouco depois e, às 18:30, já estavam a prestar depoimento na esquadra local da PSP, mas o diretor da escola garante que o agressor "é um rapaz pacato, que esteve sobretudo a defender-se".

"Ele nunca teve historial de irreverente e toda a gente o dá como um rapaz sossegado", declarou Mário Coelho à agência Lusa. "Só que isto mete uma namorada ao meio, ele já andava a ser insultado e ameaçado no Facebook há uns tempos, foi acumulando, acumulando, e depois, quando começaram a pegar-se na escola, teve aquela reação, mais para se defender do que outra coisa".

Realçando que "nunca houve casos destes na escola", onde atualmente lecionam cerca de 1.500 alunos, o professor argumenta que o desacordo foi agravado pela troca de comentários na rede social da Internet, já que "o Facebook tem coisas boas, mas também tem estas más - que é servir para os miúdos se insultarem quando não gostam uns dos outros".

A Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior tem em funcionamento, há vários anos, uma Comissão de Disciplina e Gestão de Conflitos, que procura erradicar as hipóteses de evolução para este tipo de situações logo à primeira denúncia de atrito ou mal-estar.

Mário Coelho assegura que essa estrutura tem tido "excelentes resultados" e admite que, neste caso, o conflito só terá passado despercebido porque os dois jovens agredidos "estão na escola pela primeira vez" e professores e colegas "ainda não os conhecem tão bem".

O caso, relatado esta manhã no Jornal de Notícias, está agora no Ministério Público, sendo que o agressor é hoje presente a tribunal para definição das respetivas medidas de coação.

O diretor do conselho executivo da escola adianta que, internamente, a situação também será objeto de um processo disciplinar.

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.