Preços desaceleram em maio influenciados pela classe dos transportes

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 11 jun (Lusa) -- A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) diminuiu de 2,0% em abril para 1,5% em maio, refletindo sobretudo a desaceleração dos preços dos transportes, divulgou hoje o INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 1,2%, menos 0,5 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior.

"A desaceleração do IPC foi sobretudo determinada pelo comportamento dos preços da classe dos transportes", explica.

A variação mensal do IPC, por sua vez, foi -0,2% (1,0% no mês anterior e 0,3% em maio de 2016), enquanto a variação média dos últimos 12 meses registou uma taxa de 1,0%, valor superior em 0,1 p.p. ao registado no mês anterior.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,7%, valor inferior em 0,7 p.p. ao verificado no mês anterior e superior em 0,3 p.p. ao estimado pelo Eurostat para a área do euro (em abril esta diferença foi 0,5 p.p.).

O IHPC registou uma variação mensal de -0,3% (1,5% no mês anterior e 0,4% em maio de 2016) e a taxa de variação média dos últimos 12 meses foi 1,1% (valor superior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior).

PD // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.