António José Seguro lamenta morte de "um homem raro"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 5 dez (Lusa) - O secretário-geral do Partido Socialista português, António José Seguro, expressou hoje o seu "profundo pesar" pela morte de Nelson Mandela, que recorda como "um homem raro".

"É com profundo pesar e com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento de Nelson Mandela. Um exemplo para todos nós, um homem que demonstrou que tudo é impossível até que seja feito", referiu António José Seguro à saída de uma reunião com empresários, em Leiria.

O secretário-geral do Partido Socialista português sublinhou que "os que choram Nelson Mandela não são apenas os sul-africanos que ele uniu, que pacificou".

"Somos todos, um povo inteiro, que acredita nos ideais da Justiça, da paz e da dignidade humana, que choram um homem que lutou uma vida inteira", acrescentou o socialista.

António José Seguro lembrou ainda os anos que Nelson Mandela esteve preso e que "lutou pacificamente por um ideal, que no fundo é o essencial da vida humana". Ou seja, "a dignidade de cada mulher e homem, independentemente da sua cor, das suas opções ou das suas origens".

O secretário-geral do PS revelou que já enviou as condolências para a embaixada da África do Sul. "Quero fazê-lo a todo o povo, à sua mulher, Graça Machel, e ao presidente, Jacob Zuma", referiu.

Para António José Seguro, o Homem Nelson Mandela "vai perdurar", porque "o seu exemplo de vida, de luta pacífica pelos seus valores, estão na nossa memória e continuarão".

Fonte do PS disse à Lusa que a bandeira do partido já está a meia haste na sede nacional dos socialistas, no Largo do Rato, em Lisboa.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

EYC // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.