Desaparece exemplo que deve permanecer na memória - MNE

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 dez (Lusa) -- Com a morte de Nelson Mandela desaparece "uma grande figura" que deu um exemplo que deve permanecer na memória das pessoas, considerou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Embora esperada, a morte de Nelson Mandela "causou uma grande emoção porque desaparece uma grande figura do nosso tempo, um homem que lutou pelo seu ideal ao longo de toda a sua vida, foi fiel aquilo que pensava, sacrificou-se por isso", disse Rui Machete numa declaração à Agência Lusa.

O antigo Presidente sul-africano, sacrificando a sua liberdade, foi capaz de manter um espírito aberto e de proteger a liberdade dos outros e ser tolerante, disse o ministro.

A morte de Nelson Mandela foi anunciada esta noite pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

"Conseguiu fazer uma coisa que as pessoas não imaginavam que fosse possível: sem violência, sem luta nas ruas, alterar radicalmente a situação na África do Sul, eliminando o 'apartheid', restituindo às pessoas a sua liberdade, com tolerância, permitindo que a democracia funcionasse, que era uma coisa que se achava impensável", afirmou Rui Machete.

O ministro lembrou ainda a grande comunidade portuguesa que vive na África do Sul para dizer que também essa comunidade sente neste momento a perda "de um grande líder", que também a eles lhes proporcionou condições de vida muito mais seguras. Esses portugueses, acrescentou Rui Machete, devem de estar desolados mas gratos e esperando que o exemplo de Nelson Mandela "frutifique e continue a inspirar a vida pública na África do Sul".

É que, disse ainda Rui Machete, Nelson Mandela é um exemplo para a África do Sul mas também para toda a África e para o mundo.

FP // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.