Mandela: BE lembra "exemplo de combate" de quem fez escolhas que "mudaram o mundo"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 dez (Lusa) - O Bloco de Esquerda recordou hoje Nelson Mandela como um "grande exemplo de combate convicto pela dignidade de todas as pessoas", sublinhando que o antigo Presidente sul-africano foi alguém que "fez escolhas" que "mudaram o mundo".

"Vale a pena sublinhar o grande exemplo de combate convicto pela dignidade de todas as pessoas. Mandela nunca se absteve diante de uma história que o condenava a ficar esmagado, nunca foi neutro, implicou-se, tomou partido", afirmou à Lusa o dirigente bloquista José Manuel Pureza.

O antigo Presidente da África do Sul e líder histórico do ANC "sabia que ia pagar um preço altíssimo" por essas escolhas, apontou Pureza, "e deu a vida por essas convicções, esses valores, essa política".

"Fez escolhas e essas escolhas mudaram o mundo. Mudaram o mundo de racismo de 'apartheid', de respeito pelos direitos fundamentais de todas as pessoas. Ajudou a erguer a bandeira dos direitos humanos", afirmou.

"Queremos lembrar nesta altura que isso lhe valeu a condenação à prisão perpétua e ser considerado como perigoso terrorista internacional, se calhar, por muitos que hoje lhe tecem hinos e louvores", declarou.

Para o Bloco de Esquerda, "essa luta contra todas as barreiras e estigmas é um exemplo que deve valer para todos os homens e todas as mulheres".

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela esteve preso 27 anos e foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.