Comemorações oficiais arrancaram no Porto com içar da bandeira nacional

Comemorações oficiais arrancaram no Porto com içar da bandeira nacional
| Norte
Porto Canal com Lusa

As comemorações oficiais o Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas arrancaram hoje às 10:30, no Porto, com o içar da bandeira nacional na Praça General Humberto Delgado, na presença do Presidente da República.

Recebido com aplausos de cerca de uma centena de populares, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou às 10:30 junto da estátua de Almeida Garrett, em frente aos Paços do Concelho, para onde estava marcado o primeiro momento oficial do dia em que as celebrações do 10 de Junho vão levar o Presidente da República a pelo menos sete atos públicos no Porto, cidade que há 11 anos já tinha recebido o evento.

O Presidente da República recebeu honras militares pela Guarda de Honra, composta por cadetes da Academia da Força Aérea, e ouviu o hino nacional executado pela Banda da Força Aérea, enquanto a bandeira nacional foi içada bem no centro da Praça General Humberto Delgado, junto à Câmara do Porto, numa cerimónia a que assistiram dezenas de pessoas, concentradas sobretudo na Avenida dos Aliados.

Na cerimónia de arranque das celebrações, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o presidente da Comissão Organizadora das comemorações, o investigador Sobrinho Simões, o vice-presidente do PSD Marco António Costa, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, os chefes do Estado-Maior da Força Aérea, Manuel Teixeira Rolo, do Exército, Frederico José Rovisco Duarte, da Armada, António Silva Ribeiro e o chefe do protocolo do Estado, António Almeida Lima.

No primeiro de três dias de celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o chefe de Estado vai ainda visitar, pelas 10:40, as Atividades Militares Complementares em exibição na Avenida dos Aliados.

Aquele espaço do centro do Porto está transformado, até domingo, num quartel-general onde os três ramos das Forças Armadas (FA) -- Exército, Marinha e Força Aérea -- mostram capacidades e meios, desde um F-16 a uma lancha anfíbia, passando por uma escalada 'rappel'.

Com o programa oficial de hoje a terminar às 22:00, com fogo de artifício no Terreiro da Sé, Marcelo Rebelo de Sousa vai ainda inaugurar a exposição que assinala os 500 anos do Foral Manuelino do Porto, visitar a associação Somos Nós, participar na cerimónia de cumprimentos ao corpo diplomático e assistir ao Concerto de órgão comemorativo do Dia de Portugal.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.