Governo geriu com "atrapalhação e incompetência" prova dos professores - Maria de Lurdes Rodrigues

Governo geriu com "atrapalhação e incompetência" prova dos professores - Maria de Lurdes Rodrigues
| Política
Porto Canal

A antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues afirmou hoje que a prova de avaliação dos professores foi inicialmente concebida para ser realizada pelos recém-licenciados, considerando que o Governo está a gerir o assunto com "atrapalhação e incompetência".

"A prova, quando foi introduzida no Estatuto da Carreira de Docente, tinha como objetivo principal colocar num patamar de igualdade todos os jovens que terminam os seus cursos e se candidatam à profissão de professor", disse a antiga governante, acrescentando que estava previsto que a avaliação fosse "articulada ao longo da carreira com um sistema de avaliação progressiva".

Para a ministra da Educação do primeiro Governo socialista de José Sócrates, a prova de avaliação dos docentes "transformou-se numa outra coisa" e "é um absurdo" que professores com 14 anos de experiência, por exemplo, tenham de responder ao exame.

"Temo é que a prova esteja definitivamente condenada a não ser realizada por razões que têm a ver com alguma atrapalhação e alguma incompetência na sua realização", disse Maria de Lurdes Rodrigues, que falava hoje em Lisboa à margem do lançamento do livro "Políticas Públicas para a Reforma do Estado", que a ex-ministra coorganizou com o economista Pedro Adão e Silva.

Em relação aos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) nas áreas de leitura, matemática e ciências, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e divulgado esta semana, a economista afirmou que "o relatório é ótimo para Portugal".

"Estive a ver o 'El País' sobre o PISA em Espanha, onde a situação é pior do que a portuguesa, e todas as peças jornalísticas apontavam Portugal como um exemplo de que é possível melhorar os resultados e que não precisamos de esperar 20 anos para melhorar os resultados, isso é possível nesta geração", disse ainda.

De acordo com os resultados o PISA 2012, Portugal mantém-se abaixo dos países que participam no Programa nas áreas de leitura, matemática e ciências, mas houve uma melhoria do desempenho dos estudantes nacionais desde 2003.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.