Vendas do comércio a retalho caem mais em Portugal do que na zona euro

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 05 jun (Lusa) -- O volume de vendas do comércio a retalho recuou 1,1% na zona euro e 0,6% na União Europeia (UE), em abril, face ao mesmo mês de 2012, tendo baixado 2,5% em Portugal, divulgou hoje o Eurostat.

De acordo com os dados do gabinete oficial de estatísticas da UE, a queda homóloga de 1,1% registada na zona euro foi a menor desde novembro de 2012 e representa uma melhoria relativamente à descida de 2,2% verificada no mês anterior.

Em Portugal, o volume de venda do comércio a retalho baixou 2,5% em termos homólogos, uma descida que, apesar de ser superior às verificadas na zona euro e na UE, é a menor desde novembro de 2012.

Entre os Estados-membros, as maiores descidas homólogas foram observadas em Espanha (-6,5%), na Eslovénia (-4,9%) e em Malta (-4,3%), enquanto a Letónia (6,2%), a Lituânia e a Hungria (3,3% em ambos os países) registaram as maiores subidas.

Na comparação mensal, ou seja, abril relativamente a março, Portugal voltou às subidas, com um crescimento de 0,4%, que se segue a uma quebra de 2,5%.

Portugal registou, assim, um desempenho superior aos da zona euro e da UE, onde foram verificadas descidas de 0,5% e de 0,7%, respetivamente.

Ao nível dos 27, as maiores descidas mensais pertenceram à Finlânida (-3,6%), à Letónia e ao Reino Unido (-2% nos dois países), ao passo que a Hungria (5,2%), a Roménia (1,9%) e Malta (1,6%) lideraram os crescimentos.

CSJ // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.