Economia da zona euro prolonga recessão e recua 0,2% - Eurostat

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 05 jun (Lusa) -- A economia da zona euro voltou a encolher no primeiro trimestre deste ano, com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair 0,2% em relação aos três meses anteriores, mantendo-se em recessão, confirmou hoje o Eurostat.

No conjunto dos 27 Estados-membros, o PIB caiu 0,1% no mesmo período, de acordo com a segunda estimativa divulgada pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), que confirma os valores divulgados na previsão inicial, de 15 de maio, para a evolução em cadeia.

No quarto trimestre de 2012, o PIB da zona euro havia recuado 0,6% e o da UE 0,5%.

No que respeita à comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o Eurostat agravou ligeiramente as previsões para a zona euro, estimando agora uma queda do PIB de 1,1%, acima da queda de 1% prevista a 15 de maio.

Já para o conjunto dos 27 Estados-Membros, o gabinete de estatísticas comunitário manteve a previsão de queda de 0,7%.

Entre os Estados-membros, os maiores crescimentos em cadeia foram verificados na Lituânia (1,3%), na Letónia (1,2%), na Hungria e na Roménia (0,7% em ambos os países), enquanto os maiores recuos pertenceram a Chipre (-1,3%), à República Checa (-1,1%) e à Estónia (-1%).

No que respeita a Portugal, o Eurostat agravou a previsão para a queda do PIB, estimando agora que a economia portuguesa tenha encolhido 0,4% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores (a 15 de maio apontava para uma descida de 0,3%), e 4% relativamente aos primeiros três meses do ano passado (na primeira estimativa previa uma queda de 3,9%).

Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística (INE) já havia anunciado esta manha uma revisão em baixa o crescimento económico nos primeiros três meses do ano, estimando uma queda de 4% face ao primeiro trimestre de 2012 e de 0,4% comparando com os últimos três meses do ano.

O recuo de 4% registado em Portugal é o terceiro maior entre os Estados-membros, sendo apenas superado pelas descidas verificadas na Grécia (-5,3%) e em Chipre (-4,1%).

Entre os Estados-membros, nota para a Alemanha, que registou uma queda do PIB de 0,3% em termos homólogos (depois de um crescimento de 0,3%) e um crescimento de 0,1% em cadeia (que se segue a uma descida de 0,7% no quarto trimestre de 2012).

Destaque também para França, que entrou em recessão técnica (tradicionalmente definida como dois trimestres consecutivos de queda em cadeia do PIB), com a economia a recuar 0,2% no primeiro trimestre deste ano, depois de também ter caído 0,2% no quarto trimestre do ano passado.

Em termos homólogos, a economia francesa encolheu 0,4% nos primeiros três meses deste ano.

CSJ(NM) // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.