Expo 2020 no Dubai é mais uma oportunidade para projetos conjuntos - Paulo Portas

| Economia
Porto Canal / Agências

Dubai, 05 dez (Lusa) - O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, vê na Exposição Universal que o Dubai vai acolher em 2020 mais uma oportunidade para as empresas portuguesas poderem participar e desenvolver projetos conjuntos e mostrarem a sua experiência.

Paulo Portas lembrou que Portugal votou no Dubai para acolher a Expo 2020, uma situação que já se refletiu num ambiente favorável ao desenvolvimento das relações económicas e políticas entre os dois Estados.

Portugal já tem experiência na matéria depois de ter acolhido o mesmo certame em 1998, tendo para o efeito criado a Parque EXPO, empresa do setor empresarial do Estado, de capitais exclusivamente públicos.

A Parque Expo foi fundada em 1993 com o intuito de promover a conceção, construção, exploração e desmantelamento da Exposição de Lisboa de 1998/EXPO'98, bem como a conceção e execução do projeto de reconversão urbanística da zona que hoje é conhecida como Parque da Nações.

A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, venceu recentemente a disputa contra outras três cidades e foi a escolhida como sede da Exposição Universal em 2020, em votação feita em Paris.

As outras concorrentes eram Ekaterinburgo, na Rússia, Izmir, na Turquia e São Paulo, no Brasil. A escolha foi feita durante a 154ª Assembleia Geral do Bureau Internacional de Exposições (BIE), com três votações entre os membros da organização.

São Paulo, representante lusófona, foi eliminada na primeira votação.

Dubai venceu com o tema "Unindo mentes, criando o futuro" e com a intenção de abordar três sub-temas: mobilidade, sustentabilidade e oportunidade. Será a primeira vez que a Expo se realizará no Médio Oriente.

A Expo é o terceiro maior evento internacional em termos de impacto económico e cultural, atrás do Mundial de Futebol e dos Jogos Olímpicos.

JMG (FYB)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.