Maior árvore de Natal natural da Europa vai brilhar em Viana com 45 mil lâmpadas

Maior árvore de Natal natural da Europa vai brilhar em Viana com 45 mil lâmpadas
| Norte
Porto Canal

A iluminação de uma árvore de Natal natural, que a Câmara de Viana do Castelo considera ser a maior da Europa, vai ser ligada na sexta-feira no centro daquela cidade, na sexta-feira, recorrendo para tal a cerca de 45.000 lâmpadas.

A iluminação desta árvore com 50 metros de altura acontece há mais de vinte anos e, em 2013, envolve a colocação de 34.200 microlâmpadas, 600 lâmpadas incandescentes e 350 de "flash".

A ornamentação, que só será terminada na sexta-feira, recorre ainda a cerca de 60 estrelas, com perto de 8.000 lâmpadas, além de 20 bolas, com 50 centímetros de diâmetro e 2.500 lâmpadas de tecnologia de baixo consumo (LED), indicou à Lusa fonte da empresa responsável por estes trabalhos de ornamentação.

Esta araucária excelsa, uma espécie originária da Austrália, está situada no jardim do antigo Serviço de Luta Antituberculose (SLAT), próximo da Igreja de Santo António e à margem da avenida 25 de Abril, sendo a iluminação vista em todo o perímetro da cidade de Viana do Castelo.

A decoração, que todos os anos é assegurada manualmente, obrigando à escalada de dois técnicos até ao topo da árvore, está a ser feita por uma empresa de Guimarães.

Segundo fonte da Câmara de Viana do Castelo, que assegura os custos com esta decoração, a iluminação será ligada pelas 17:30 de sexta-feira, mantendo-se até ao final da primeira semana de janeiro.

Aquela autarquia garante tratar-se da "maior árvore de Natal natural de Europa", a qual, desde 2010, tem o título de "interesse público".

Esta classificação, atribuída pela Autoridade Florestal Nacional, impossibilita que a árvore, centenária, seja cortada ou desramada sem autorização prévia, sendo todos os trabalhos efetuados sob orientação técnica daquele organismo.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.