Chipre define plano de privatizações

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nicósia, 05 dez (Lusa) -- O Chipre apresentou hoje um plano de privatizações de várias empresas públicas para conseguir 1,4 mil milhões de euros, montante exigido no âmbito do plano de assistência internacional.

Para evitar a falência, devido à exposição dos seus bancos à dívida grega, o Chipre obteve em março um empréstimo de 10 mil milhões de euros da 'troika' composta pelo Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional.

O país teve de liquidar um dos seus principais bancos e reestruturar outro - com custos para os depositantes com mais de 100 mil euros - e comprometeu-se a cortes orçamentais drásticos e privatizações.

O plano de privatizações teve de ser definido como requisito para permitir o pagamento da terceira tranche do empréstimo, ou seja 180 milhões de euros, o que deverá acontecer em janeiro.

A empresa de telecomunicações Cyta será a primeira a ser privatizada, dentro de dois anos, depois será a companhia da eletricidade (EAC) e em seguida a dos portos, anunciou aos jornalistas um porta-voz do governo cipriota, Christos Stylianides.

O objetivo é conseguir mil milhões de euros até meados de 2016 e depois mais 400 milhões até 2018 para reduzir a dívida pública.

"As primeiras privatizações terão lugar dentro de dois anos, o tempo de preparar o processo e aplicar as reformas", precisou o porta-voz, adiantando que as empresas serão reestruturadas para se tornarem mais atrativas para os investidores estrangeiros.

Segundo o porta-voz, o governo vai conservar partes das empresas e serão aprovadas medidas para proteger os trabalhadores, que terão também a possibilidade de comprar uma parte.

As empresas em causa empregam milhares de pessoas e os trabalhadores já mostraram a sua preocupação e manifestaram-se contra as privatizações.

Os trabalhadores receiam uma vaga de despedimentos, quando o desemprego já atingiu um nível recorde de 17%.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.