Fitch melhora 'rating' de viabilidade do Montepio devido a aumento de capital

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 dez (Lusa) -- A agência Fitch manteve hoje o 'rating' do Montepio em 'BB', fora da escala de investimento e com perspetiva negativa, mas melhorou o 'rating de viabilidade' para 'b+' por considerar que o banco está a fortalecer o seu capital.

A afirmação de 'rating' de longo prazo da Caixa Económico Montepio Geral em 'BB' indica, segundo a Fitch, a visão de que "continua a haver uma probabilidade moderada de o Estado apoiar o Montepio, se necessário". A Fitch reafirmou ainda a perspetiva negativa do 'rating' do banco, devido à forte ligação entre o 'rating' de Portugal e o da instituição.

A empresa de notação de crédito subiu, no entanto, o rating de viabilidade (uma das componentes da avaliação de risco) do Montepio de 'b' para 'b+', justificando neste caso com o "fortalecimento do capital do Montepio", depois de o seu único acionista, a Associação Mutualista Montepio Geral, ter injetado 205 milhões de euros e de agora estar a lançar uma operação para conseguir mais 200 milhões através da subscrição de unidades de participação sem direito a voto.

A Ficth considera que esta operação vai ser concluída "com êxito" até final do ano.

"Os aumentos de capital vão reforçar a capacidade do Montepio para absorver as perdas que podem derivar da fraca qualidade dos seus ativos", afirmou a Fitch, no comunicado hoje divulgado.

A agência de 'rating' diz ainda que a subida da nota de uma das componentes de avaliação de risco do banco reflete a assunção de que o desempenho do Montepio vai melhorar no próximo ano, apesar de o regresso aos lucros não ser evidente para já, e da estabilidade da sua base de depósitos do banco.

O Montepio continua, no entanto, a estar muito exposto ao setor imobiliário pelo que é vulnerável ao prolongamento da recessão, avisa a Fitch.

IM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.