Fábrica em Sines anuncia encerramento e despede quase 40 pessoas - Sindicato

| País
Porto Canal / Agências

Sines, 05 dez (Lusa) -- Uma fábrica de matéria-prima para a produção de pneus em Sines, detida por uma multinacional sediada na Alemanha, vai encerrar, estando previsto o despedimento a curto prazo de 36 pessoas, disse hoje à Lusa um dirigente sindical.

A intenção da empresa foi comunicada aos trabalhadores, na passada segunda-feira, durante uma reunião, na qual foi entregue uma carta que contém, entre outras informações, os motivos para o encerramento da unidade industrial, indicou Daniel Silvério, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (Site Sul).

Na carta, a que a agência Lusa teve acesso, a administração da Carbogal Engineered Carbons anuncia o "encerramento total e definitivo da fábrica de negro de fumo em Sines" para "execução das orientações aprovadas pelo Grupo Orion", ao qual pertence.

A desativação da fábrica, a única do grupo em Portugal, é justificada na missiva com a redução da procura do produto, o que faz com que a unidade esteja a laborar a menos de metade da sua capacidade de produção.

A localização da empresa, demasiado afastada da Europa central, onde está concentrada grande parte da indústria de produção de pneus (o "mercado principal" para os negros de fumo), é apontada como uma das suas "desvantagens estratégicas".

Para a Orion Engineered Carbons, "reduzir o défice de competitividade de Sines requer investimento muito avultado", que, mesmo que fosse feito, não iria resolver "o problema de excesso de capacidade em relação à procura expectável".

"O fecho permanente e a desativação da linha de produção" na cidade alentejana são medidas que, segundo o documento, fazem parte do esforço do grupo internacional para "ajustar a capacidade de produção instalada na Europa à realidade do mercado".

Daniel Silvério recusa o argumento de "quebra nas vendas", assegurando que a fábrica "não tem estado a dar prejuízo, pelo contrário", tanto que "têm sido distribuídos lucros aos trabalhadores todos os anos".

Além disso, frisou, "mais de 70%" da produção da Carbogal é destinada a clientes portugueses.

"A única coisa que nós vemos aqui é que a empresa tem estratégias de deslocalizar a fábrica, por isso quer desmantelá-la", afirmou.

De acordo com o dirigente sindical, dos 40 trabalhadores da empresa, 36 foram notificados do procedimento de despedimento coletivo, embora não tenha sido confirmada uma data para a cessação de funções.

Alguns funcionários poderão deixar de trabalhar já no final deste mês, enquanto outros preveem que tal aconteça até abril do próximo ano, referiu.

Os sindicalistas pretendem solicitar reuniões aos ministérios da Economia e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social para "dizer que é de todo injusto encerrar" a fábrica de Sines e apelar à intervenção do Governo.

A Lusa tentou contactar hoje a Carbogal, mas não foi possível, em tempo útil, obter esclarecimentos.

A empresa começou a funcionar em 1983, tendo, em 1997, sido comprada à Petrogal, hoje Galp Energia, pela Degussa, que daria mais tarde origem à Orion Engineered Carbons.

PYS // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados