Apoio social com 17,8 ME no orçamento da Câmara do Porto para 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 05 dez (Lusa) -- A Câmara do Porto reservou à área social um investimento de 17,8 milhões de euros em 2014, dos quais 5,8 milhões são para "reforçar" a intervenção nas "áreas da exclusão extrema/sem abrigo, toxicodependência e apoio aos idosos isolados".

A "Coesão Social", considerada "um dos vetores estratégicos mais importantes" para o presidente Rui Moreira, recebe 10,2 milhões de euros na proposta de orçamento que vai ser votada na reunião camarária de terça-feira, mas o documento alerta que o investimento nos bairros será superior a 12 milhões, devido aos 8 milhões "de investimento a realizar pela [empresa municipal] DomusSocial".

De acordo com a Câmara, à "Solidariedade Social" são atribuídos 5,8 milhões que incluem "as dotações afetas à Fundação Porto Social e às freguesias", bem como o meio milhão de euros para "iniciar a ativação e disponibilização de apoios do Fundo de Solidariedade", cujo objetivo é "combater a exclusão social nas suas várias vertentes".

Vai ser através desta verba que "o município reforçará a sua intervenção nos diferentes domínios sociais, designadamente nas áreas da exclusão extrema/sem abrigo, da toxicodependência e do apoio aos idosos isolados", revela o documento.

No documento, a que a Lusa teve acesso, explica-se que "o programa de Habitação social terá em 2014 uma dotação de 4,3 milhões de euros para a grande reabilitação, reforçando assim a melhoria das condições habitacionais bem como as condições sociais dos cidadãos da cidade".

O orçamento reservou ao "Ambiente e Qualidade de Vida" 25,1 milhões de euros, uma das maiores fatias do seu orçamento para 2014, destinando 17,4 milhões ao Urbanismo e Reabilitação Urbana.

A Economia e Emprego absorvem 158,4 mil euros e na proposta explica-se que "a dinamização económica da cidade está fortemente correlacionada com o desenvolvimento social e com a sua energia cultural".

"Nesta área, os objetivos estratégicos passam por atrair investimento direto, contribuir para a sustentabilidade das empresas existentes e promover o empreendedorismo", explica o documento.

A Inovação recebe 1,2 milhões de euros "destinados a implementar e divulgar atividades inovadoras, a fomentar a aplicação de novas tecnologias de modo a garantir ao Porto a sua integração no grupo de cidades do Futuro.

Um dos objetivos é alargar "o acesso à internet através de redes sem fios, cada vez mais um dos fatores que potenciam o turismo de qualidade em cidades de idênticas características".

A Educação e a Juventude absorvem, respetivamente, sete milhões e 19,8 mil euros do orçamento.

"Na Educação destaca-se o investimento na melhoria do parque escolar, nas atividades de enriquecimento curricular, no fornecimento de refeições escolares e no reforço da oferta do pré-escolar na cidade".

Para "assegurar a manutenção e o reforço das condições de segurança da cidade", o orçamento dedica à área três milhões de euros, ao passo que a "Mobilidade e Transportes" arrecadam 12,8 milhões de euros, quase todos para a "melhoria da rede viária e promoção da mobilidade urbana sustentável".

O objetivo designado por "Governância da Câmara", que inclui a estimativa dos encargos com o pessoal no montante de 65,3 milhões, é dotada de um total de 100,9 milhões de euros.

Com um valor global de 184,5 milhões de euros, o orçamento da Câmara do Porto para 2014 sobe 3,4% e reduz a dívida municipal em 8,5%.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).