BE/Porto quer maior aposta em reabilitação na área classificada Património da Humanidade

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 05 dez (Lusa) -- O Bloco de Esquerda do Porto desafiou hoje o presidente da Câmara, Rui Moreira (independente), a mudar as políticas autárquicas para a zona da cidade classificada como Patrimóno da Humanidade, apostando forte na reabilitação.

"Queremos chamar a atenção para que não tem de ser continuada a política do executivo anterior. Impõe-se uma mudança, uma outra política municipal que reabilite em vez de alienar. Reabilite em vez de vender o património", defendeu o deputado municipal do BE, José Castro, que falava à Lusa à margem de uma visita que uma representação daquele partido fez hoje à área que há precisamente 17 anos foi classificada Património da Humanidade.

A UNESCO classificou o Centro Histórico do Porto (zonas da Sé, São Nicolau, Vitória e Miragaia) como Património Mundial em 05 de dezembro de 1996.

"Infelizmente, o município do Porto, na anterior gestão do PSD/CDS, viu a classificação como uma espécie de fonte trabalhos e encargos e, portanto, nunca quis desenvolver as potencialidades advindas desta classificação", acrescentou.

José Castro explicou ainda que "a reabilitação urbana foi um dos temas mais falados" nas eleições autárquicas 2013, "sob muitas promessas" que "continuam a não ser concretizadas". "No orçamento para 2014, onde já se podia começar a ver uma pequena mudança na política municipal, nada se verifica", adiantou.

Para o deputado municipal, as "casas e prédios que pertençam ao município devem ser reabilitadas" e, quanto aos terrenos, devem ser elaborados "projetos de construção de habitação" que depois sejam disponibilizados "a valores acessíveis, a jovens casais" para o "repovoamento do Centro Histórico".

Esta manhã, o Bloco de Esquerda marcou presença na rua das Fontainhas, rua Nossa Senhora das Dores e viela da Pedreira, num terreno que diz ter sido posto à venda.

José Castro alertou ainda para o "risco bem real de vir a ser retirada a classificação" ao Centro Histórico do Porto, uma vez que "não é a primeira vez que a ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) tem chamado a atenção para esta matéria" por "não haver uma resposta adequada" pelos poderes públicos.

MZB/JGJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.