FC Porto e Benfica vão decidir o campeão da Liga Portuguesa de Basquetebol esta sexta-feira

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O cenário de 2015/16 repete-se no final da presente temporada. FC Porto e Benfica vão decidir o campeão da Liga Portuguesa de Basquetebol, numa final jogada à melhor de cinco partidas e que terá início na sexta-feira, no Dragão Caixa (20h30, Porto Canal).

Face ao ano passado, o facto de os Dragões disporem da vantagem do fator casa (em caso de necessidade, a derradeira partida joga-se no pavilhão portista), devido ao primeiro lugar conseguido na fase regular, será mesmo a grande diferença numa eliminatória que o poste Miguel Miranda considera que à partida não tem favoritos.

O experiente camisola 11 dos Dragões admite que a equipa está a passar por um bom momento, como ficou patente nas seis vitórias sem resposta conseguidas no percurso até à final, mas ao mesmo tempo alertou que o triunfo vai sorrir à equipa que estiver mais predisposta a sofrer. Apesar de positivo, Miguel Miranda não considera determinante o tal fator casa e lembrou o que aconteceu precisamente no ano passado, em que os Dragões conquistaram o título ao quarto jogo, no Dragão Caixa, após uma vitória no jogo de abertura no Pavilhão da Luz.

O favoritismo para a final
“Penso que é uma final com 50 por cento de hipótese para cada lado. Nós dominámos a fase regular e o Benfica ganhou mais troféus. Esteve melhor nas fases mais decisivas. Ficámos em primeiro no campeonato e por isso temos agora os dois primeiros jogos em casa, ainda que mesmo assim não haja favoritismo por causa disso.”

O momento do FC Porto
“Sinto que estamos num bom momento. O Benfica ter perdido um jogo nos playoffs não vai influenciar em nada, até porque já passaram três semanas. Estamos a praticar um bom basquetebol. Foi assim contra a Ovarense e contra o Vitória de Guimarães e queremos continuar.”

A importância do fator casa
“Nós gostamos de jogar em casa porque temos o apoio e o carinho do público, nos bons e sobretudo nos maus momentos. Mas a verdade é que o público não pode fazer o nosso trabalho. É confortável, mas não é decisivo, até porque no ano passado o Benfica tinha esse fator a seu favor e não foi campeão.”

Os primeiros dois jogos no Dragão Caixa
“Por experiência sei que o primeiro jogo é sempre muito atípico e decidido por pequenos detalhes. São jogos de poucos pontos em que as equipas estão um pouco a ver o que vai dar. O segundo já é uma incógnita.”

Entrada forte para ter tranquilidade
“Entrar forte é fundamental. Estes jogos do playoff ganha quem tiver mais disposto a sofrer e vamos tentar ser nós essa equipa.”

O regresso positivo ao FC Porto
“Espero que estejam satisfeitos com a minha prestação. Era importante estar nas fases finais. Mas só no fim é que vale a pena pensar nisso.”

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.